A chuva registrada entre a madrugada e o início da manhã deste domingo (29) atingiu pelo menos 72 municípios do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As maiores precipitações do dia são observadas em Quixeramobim, com 65,4 milímetros; e Fortaleza, que acumula até 61,4 mm no posto da Maraponga. Também se destacam os volumes em São Gonçalo do Amarante e Alcântaras (43,4 mm cada), Meruoca (43 mm), Mombaça (39,8 mm), Acaraú (38 mm) e Maracanaú (37 mm). Na capital, outro ponto de medição, da Defesa Civil, registra 39 mm.
O cenário deste domingo dá continuidade às instabilidades climáticas registradas desde a noite de sábado (28), quando a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas até a manhã de hoje (29). O aviso inclui riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em áreas mais vulneráveis. Até o momento, não há registro de grandes transtornos.
A previsão para este domingo (29) indica céu variando entre nublado e parcialmente nublado em todas as macrorregiões cearenses, com chuvas concentradas principalmente na faixa centro-norte do estado. No período da tarde e à noite, esse padrão deve se manter, com menor possibilidade de chuva nas regiões mais ao sul, onde os registros tendem a ser isolados e pontuais.
Esse comportamento do tempo é influenciado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que segue ativa neste fim de semana. A Funceme e órgãos de monitoramento mantêm o acompanhamento das condições climáticas ao longo do dia, com recomendações de atenção em áreas de risco.