O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), visitou na manhã desta segunda-feira (30) as obras do Centro de Diagnóstico Girassol, no bairro Edson Queiroz. O equipamento será o primeiro da Rede Espaço Girassol, que acolhe jovens e crianças com algum tipo de condição genética ou transtorno do neurodesenvolvimento, a ser entregue pela gestão municipal.
Com 92% das obras concluídas, segundo o gestor, o Centro deve ser entregue à população no início de agosto. “Agora nós estamos passando por um processo de seleção dos profissionais e acredito que nos primeiros dias de agosto a gente possa estar já inaugurando e entregando esse importante equipamento para a população”, disse Evandro.
Conforme o prefeito, o espaço funcionará como um centro de avaliação. Primeiramente, o paciente passará pela atenção primária em uma das unidades básicas de saúde de Fortaleza. Constatado alguma condição genética ou transtorno, o indivíduo é encaminhado para o Centro de Diagnóstico. Por fim, ele será levado para um dos 12 espaços Girassol que serão construídos nas suas respectivas regionais.
“A criança vem da unidade básica de saúde, e aqui ela faz toda a avaliação multiprofissional, com neuro, com psiquiatra, a partir da necessidade de cada uma. E aí a gente vai encaminhar também, quando necessário, para a orientação jurídica, para emissão de documentos”, explicou a coordenadora do Espaço Girassol, Saskia Vaz.
Além de neuro pediatra e psiquiatra, o Centro de Diagnóstico Girassol também contará com fonoaudiólogos, terapeutas, psicólogos e “toda uma equipe multidisciplinar para saber se a criança tem TDAH, TEA ou síndrome de Down”, de acordo com o prefeito Evandro Leitão.
“Qual é a avaliação de cada uma dessas patologias para que elas possam ser encaminhadas para as regionais, acolhidas e tratadas por uma equipe nos espaços Girassol. Para que, assim, a criança possa estar sendo socializada e acompanhada pela Prefeitura de Fortaleza”, completou o gestor.
Além do Centro de Diagnóstico Girassol, Evandro também afirmou que, até o início de agosto, também deve ser entregue o primeiro Espaço Girassol, na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso. “Isso porque na Regional 5 é onde se tem o maior índice de crianças e jovens com TEA e outras patologias”, elucidou o prefeito.
Ainda segundo Sásquia Vaz, que coordena o Espaço Girassol, neste momento, está sendo feita uma seleção interna com profissionais especializados na área da saúde da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) da Prefeitura. “A gente vai ter uma média de 40 profissionais fazendo atendimento à nossa população, com uma perspectiva em torno de 3 mil atendimentos mensais”, complementou.
O equipamento tem 750 m² de área total e é composto por 26 salas, dentre elas, 6 consultórios médicos e 2 salas para atendimento de cidadania – retirada de Registro Geral (RG) e Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno (Ciptea). O horário de funcionamento será de 8h às 17h.
Ao lado do prefeito Evandro Leitão e da coordenadora Sásquia Vaz, participaram da visita a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, e a secretária adjunta de Saúde do município, Aline da Saúde.