O Governo do Ceará anunciou a ampliação da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o estado. A iniciativa é coordenada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e pela Secretaria da Proteção Social (SPS), com o objetivo de ampliar o acesso da população ao documento, que unifica o número de registro nacionalmente ao vinculá-lo ao CPF e inclui elementos de segurança, além de uma versão digital disponível no aplicativo Gov.br.
Com a medida, o número de emissões deve aumentar em 60%, passando de 500 mil no primeiro semestre de 2025 para 800 mil no segundo semestre. Nos postos vinculados às prefeituras do interior, a capacidade de atendimento mensal passará de 25.800 para mais de 52 mil, a partir de uma articulação com os municípios.
A ampliação envolve investimentos em infraestrutura, compra de equipamentos e capacitação das equipes. A Pefoce coordena a parte técnica e operacional da identificação civil no estado, enquanto a SPS realiza os atendimentos nas unidades do Vapt Vupt e das Casas do Cidadão.