Os 20 novos radares instalados na cidade de Manaus começaram o funcionamento nesta terça-feira (1º). A operação, que será distribuída em toda a Capital, busca diminuir o número de acidentes e melhorar o fluxo em vias importantes com alto número de tráfego de veículos.
Para auxiliar nesse primeiro momento, os agentes de trânsito irão orientar os condutores, que devem manter-se atentos às novas sinalizações próximas aos equipamentos instalados, às velocidades-limite das vias e aos semáforos que terão fiscalização eletrônica.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) é o responsável pela instalação dos equipamentos. Segundo o órgão, o alto número de sinistros e mortes no trânsito foi o principal motivo para tomar a medida. O diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, explicou, em entrevista ao Portal A Crítica, sobre outros pontos para a instalação destes equipamentos.
“A velocidade é um dos maiores fatores de risco de agravo dos acidentes de trânsito. As cidades não foram planejadas para que o veículo ande a uma velocidade maior que 60 quilômetros por hora. Toda essa gestão e controle de velocidade faz parte de um plano nacional de redução de mortes no trânsito que vem sendo capitaneado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em que todas as cidades são signatárias”, afirmou Uarodi.
Dos 20 novos radares, serão destinados cinco à fiscalização de avanço de sinal e 15 equipamentos de controle de velocidade. Os novos aparelhos de controle dos semáforos irão funcionar todos os dias, das 6h às 22h. Enquanto os de velocidade estão presentes em vias de 60 e 40 quilômetros por hora de Manaus.