No início desta semana, a Prefeitura de Rosário (MA) informou a anulação do concurso público que oferecia diversos cargos na cidade, devido a “irregularidades graves”.
Entre as justificativas apresentadas para a decisão estão, segundo comunicado oficial da Prefeitura: “falta de previsão orçamentária para novas contratações, divergências legais no número de vagas e cargos, irregularidades na contratação da banca organizadora, denúncias de favorecimento e falhas na aplicação das provas”, além de um “parecer do Ministério Público de Contas recomendando a anulação”.
O concurso público nº 002/2023 seria executado pela Fundação de Apoio Tecnológico (Funatec) e oferecia vagas para agente de portaria, coveiro, gari, motorista, agente de saúde, engenheiro civil, fisioterapeuta, entre outros. O edital foi publicado em janeiro de 2024. Além da anulação do edital, a Prefeitura rescindiu o contrato com a Funatec.
Na nota, a Prefeitura assegura que a taxa de inscrição será devolvida integralmente aos candidatos e que, em até 30 dias úteis, “será realizado um novo estudo técnico para a realização de um novo concurso público, dentro da legalidade e com total transparência”.