As inscrições para voluntários para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, iniciou nesta terça-feira (1º), com uma ampliação na faixa etária, agora incluindo jovens de 16 e 17 anos.
A mudança foi anunciada na última quinta-feira (26) e permite que moradores da Região Metropolitana de Belém, a partir de 16 anos, sejam voluntários no evento que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, na capital paraense. Antes só poderiam se voluntariar pessoas maiores de 18 anos.
Para os que ainda não alcançaram a maioridade, é necessário que os pais ou responsáveis legais assinarem um termo de adesão específico autorizando a inscrição dos jovens. O processo também é uma nova oportunidade para os interessados que não conseguiram se inscrever na primeira seleção.
Segundo os organizadores, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiências (PCDs) e 20% a povos indígenas e comunidades quilombolas.
Outra mudança foi a não obrigatoriedade do inglês para seleção. Porém, a boa comunicação, proatividade, organização, capacidade de resolver problemas são qualidades que ainda fazem parte do perfil desejado para os voluntários, além da disponibilidade nos horários específicos que ocorreram o evento.
De acordo com a organização, todos os inscritos passarão por uma formação de 120 horas, divididos em seis módulos, abordando temas referentes ao evento, como mudança do clima, turismo, comunicação intercultural e dinâmicas de trabalho em grandes eventos.
As inscrições são feitas exclusivamente por meio do site oficial da COP 30, voluntarioscop30.pa.gov.br, e ficarão abertas até o dia 11 de julho.