O Consórcio VLT Aerocastelão, composto pelas empresas Construções e Montagens Industriais, Construtora Gaspar e MPE Engenharia e Serviços, adquiriu a licitação do ramal do VLT que ligará o Aeroporto ao Castelão. Assim, a companhia será a responsável pela implantação do novo ramal.
A informação sobre a licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3). A obra foi planejada ainda durante o governo de Cid Gomes (PSB), como uma promessa para a Copa de 2014.
O Consórcio VLT Aerocastelão venceu o edital com valor global de R$ 180 milhões. O certame foi divulgado no primeiro trimestre deste ano. A obra deverá gerar cerca de 350 empregos diretos no pico da execução.
O ramal do VLT vai ligar o Aeroporto de Fortaleza à Arena Castelão, o que corresponde a um trecho de 5,1 quilômetros. Com a operação, o tempo de percurso entre os pontos de conexão será de cerca de 12 minutos, uma opção para desafogar o trânsito intenso da região.
A Estação Aeroporto será interligada à Estação Expedicionários. O trajeto irá contemplar os seguintes bairros: Aldeota, Montese, Mucuripe, Papicu e Parangaba.
O projeto inclui a implantação de duas novas estações: CEU e Castelão, com um trajeto que combina trechos elevados e a nível ao longo das avenidas Carlos Jereissati e Alberto Craveiro.
Além do acesso à Arena Castelão, o VLT Aeroporto-Castelão permitirá integração com a Estação Expedicionários, que já faz parte da linha Parangaba-Mucuripe, conectando regiões estratégicas como Aldeota, Papicu e Montese.