O tenista de mesa Hugo Calderano foi impedido de disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas, nos EUA. O brasilero, que é o terceiro colocado no ranking mundial do esporte, teve o visto negado pelo governo norte-americano por ter ido a Cuba em 2023. Segundo o atleta, a visita ao país caribenho foi para a disputa de uma competição classificatória para as Olimpíadas de Paris-2024.
Após receber a informação de que estava inelegível para entrar nos EUA, Calderano fez uma nova solicitação, desta vez usando sua cidadania portuguesa – por meio da qual só precisaria informar através do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem a entrada nos EUA –, mas não obteve resposta a tempo para o início do torneio, nesta quinta-feira (3).
O torneio Pan-Americano e classificatório disputado em Cuba é organizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Segundo o brasileiro, ele recebeu suporte da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico dos EUA durante todo o processo.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse o tenista.
Hugo vive um grande momento nas mesas. Nos últimos dois meses, alcançou os maiores feitos da sua carreira: o título da Copa do Mundo e, mais recentemente, a medalha de prata no Mundial.