Faleceu, aos 97 anos, José Walter Barbosa Cavalcante, engenheiro, professor universitário e ex-prefeito da capital cearense entre 1967 e 1971. Ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória e chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O velório ocorreu nesta sexta-feira (4), na funerária Ethernus, no bairro Aldeota. A missa foi marcada para às 14h, e o sepultamento deve acontecer no Parque da Paz às 16h.
Nascido em Capistrano, no interior do Ceará, José Walter teve uma trajetória marcada pelo serviço público e pelo compromisso com o desenvolvimento urbano. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, também acumulou especializações no exterior. De volta ao Ceará, tornou-se professor catedrático da Universidade Federal do Ceará e exerceu cargos de direção na antiga Estrada de Ferro Fortaleza–Baturité e no Banco do Estado do Ceará.
Sua passagem pela Prefeitura de Fortaleza, durante o período da Ditadura Militar, foi marcada por uma visão prática e técnica da cidade. Quando assumiu o cargo, descrevia a capital como “abandonada”, com poucas ruas asfaltadas e iluminação pública bastante precária. A resposta veio com obras como a abertura de avenidas, pavimentação de bairros e investimentos em habitação popular.
Entre os projetos do seu governo, estão o Ginásio Paulo Sarasate e a Avenida Perimetral. No entanto, foi o Núcleo Habitacional Integrado do Mondubim (conjunto de mais de 4 mil casas com quintais e lajes) que o ex-prefeito considerava seu maior legado. O conjunto, que viria a ser batizado com o nome dele por sugestão de um ex-aluno, deu origem ao atual bairro Prefeito José Walter, referência na história urbana de Fortaleza.
Na vida pessoal, foi casado com Maria Amélia Cavalcante, com quem teve quatro filhas e um filho. José Walter deixa ainda oito netos e um bisneto.