Nos últimos 45 dias, o programa “Mutirão no Bairro” já retirou mais de 6,5 toneladas de fios e cabos obsoletos de vias e travessas do Centro de Manaus. O prefeito David Almeida (Avante), acompanhou no último domingo (21) a 13ª operação, desta vez na rua Quintino Bocaiúva, entre as avenidas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto.
A ação de despoluição é realizada em parceria com a Amazonas Energia e empresas de telefonia e internet, programada para acontecer fora dos horários de pico e nos domingos, minimizando impactos no trânsito e no comércio local. A iniciativa tem como foco principal a retirada da chamada “rede morta”, fios e cabos que não têm uso há décadas.
Segundo o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto, a mudança já é perceptível, mas o trabalho seguirá até dezembro. “São fios obsoletos que foram deixados nos postes, colocados há mais de 20, 30 anos. Eles perderam a serventia e as operadoras nunca foram obrigadas a retirar”, disse.
O “Mutirão no Bairro” envolve 16 secretarias e órgãos municipais, mobilizando mais de 1,1 mil servidores. A operação já passou por vias tradicionais de comércio e avenidas centrais, como Marcílio Dias, Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marechal Deodoro, Quintino Bocaiúva, Travessa do Comércio, Joaquim Nabuco e Eduardo Ribeiro.
Com informações da Prefeitura de Manaus.