O projeto de instalação da usina de dessalinização da Cagece, Dessal do Ceará, recebeu licença emitida pela Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Semace). Para instalação do equipamento na Praia do Futuro ainda este ano, a Dessal deverá buscar a liberação de alvará de construção junto à Prefeitura de Fortaleza.
O documento confirma que o projeto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará seguiu as exigências da lei ambiental, garantindo a viabilidade da instalação da usina. O projeto busca melhorar a segurança no fornecimento de água na Região Metropolitana de Fortaleza e garantir o abastecimento contínuo.
Segundo a Cagece, foram previstas 65 condicionantes pela Semace para aprovação da Licença de Instalação. Algumas delas ainda serão cumpridas no transcorrer das obras.
O projeto, que inclui a instalação de tubulações em área de domínio da Marinha, aguarda autorização da Superintendência de Patrimônio da União para a passagem pela faixa de areia da Praia do Futuro e, mais adiante, autorizar o uso da área marítima.
Depois que todas as autorizações forem obtidas, as obras devem começar e têm previsão de duração de aproximadamente dois anos.