O deputado federal André Fernandes (PL) foi empossado como novo presidente do diretório estadual cearense do Partido Liberal, nesta segunda-feira (22). A cerimônia de posse aconteceu em Brasília, durante um jantar com a presença do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. O parlamentar sucede o deputado estadual Carmelo Neto (PL) na missão de montar as estratégias da legenda a nível estadual para 2026.
“Eu espero que a gente consiga fazer uma grande união para que ‘saiamos’ com uma chapa única para enfrentar o PT. Toda vez que a gente fala de chapa única, o PT, o governo se estremecem, eles mostram um certo temor”, afirmou André Fernandes ao ser questionado sobre as eleições do próximo ano.
A cerimônia desta segunda contou, além de correligionários, com a presença do senador Eduardo Girão (Novo-CE), ventilado como candidato ao Governo do Estado pela sigla, e outros políticos cearenses cogitados como futuros filiados ao PL.
São eles: os deputados estaduais Antônio Henrique e Lucinildo Frota, do PDT, e Pedro Matos (Avante). De vereadores da capital cearense, compareceram Jorge Pinheiro (PSDB) e PPCell (PDT). “Que privilégio estar com essas duas referências. Dois gigantes da política nacional”, escreveu PPCell em foto com André e Girão.
A mudança de presidência foi solicitada por parlamentares ao comando nacional do partido e teve aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Valdemar Costa Neto disse que “André Fernandes já fez um papel na eleição dele de prefeito, que foi a eleição mais comentada no País”.
“No Rio Grande do Sul, eu ia lá, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, só se falava na eleição lá. E isso teve um crescimento muito grande também. Isso favoreceu o partido. Por isso nós estamos trazendo os melhores agora para cá”, completou Costa Neto na ocasião.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André está no comando do PL Ceará desde o último dia 12 de setembro. A previsão era de que a mudança fosse concretizada em agosto, mas acabou sendo adiada por tratativas internas.
Carmelo Neto ocupou a posição por cerca de dois anos. Ele se tornou presidente estadual após acordo interno que solucionou sua disputa com André pela candidatura do partido à prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. Carmelo ficou com a presidência e André com a indicação.
Já a vice-presidência atual fica à cargo do deputado federal Dr. Jaziel. A vereadora de Fortaleza, Priscila Costa, atuará como secretária-geral. A segunda vice-presidência está com o deputado estadual Alcides Fernandes, pai de André e pré-candidato a senador.
O vereador Julierme Sena consta no Tribunal como secretário e Fagner Leandro de Lima, assessor do dirigente partidário, ocupa a tesouraria. Por fim, Carmelo permanece no diretório, mas como vogal.