O Piauí garantiu lugar de destaque na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém. O estado teve um painel oficial aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, sendo um dos dois únicos do Nordeste, ao lado do Ceará, a conquistar espaço na programação dos Pavilhões Brasil, ambiente voltado ao diálogo nacional e internacional sobre ações climáticas.
Entre as 1.270 propostas enviadas por diferentes instituições do país, apenas 140 foram selecionadas. A iniciativa piauiense, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), deve mostrar o trabalho do estado em áreas como transição energética, programa REDD+ jurisdicional, redução do desmatamento e implementação do Plano Estadual de Ação Climática.
De acordo com o secretário Feliphe Araújo, o resultado consolida a política ambiental que vem sendo construída no Piauí, unindo desenvolvimento e sustentabilidade. “Temos construído uma política ambiental robusta, que vai desde a transição energética até o fortalecimento de mecanismos internacionais de combate às mudanças do clima. A COP30 será uma oportunidade de apresentar ao mundo o que já fazemos e, principalmente, de captar parcerias para avançarmos ainda mais”, afirmou.
Já o gerente de Mudanças Climáticas da Semarh, Daniel Marçal, explica que o painel será uma vitrine para captar novas parcerias e investimentos. “Apresentaremos as ações do estado para a transição energética, o avanço na elaboração do Plano Estadual de Ação Climática, que está em fase de conclusão, e também o programa REDD+ jurisdicional, que já começa a ser implementado. Esse programa prevê a geração de créditos a partir da redução do desmatamento e de emissões de poluentes, possibilitando a captação de recursos internacionais”, disse.
Com informações do Governo do Piauí.




