Na noite desta terça-feira (30), a CASACOR Ceará abriu as portas para convidados e imprensa conhecerem a estrutura e a proposta da edição 2025. A mostra, que traz como tema “Semear Sonhos”, chega à sua 27ª edição abordando assuntos como bioarquitetura, sustentabilidade, afeto e inovação.
Localizada na Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro Meireles, a edição deste ano presta um tributo especial ao Mestre Espedito Seleiro, com elementos de sua arte e identidade visual integrados aos ambientes da mostra.
Homenageado de 2025, Mestre Espedito destacou sua satisfação em receber o prêmio. “É muito gratificante a gente receber essas homenagens, porque a gente fica alegre, o coração fica satisfeito, porque você trabalhar numa profissão que ninguém dá valor, é uma coisa muito horrível. Então, tenho que agradecer”, disse.
Com área total de 5 mil m², sendo 2 mil m² de área construída, a 27ª CASACOR Ceará reúne 34 ambientes assinados por 41 profissionais, entre nomes consagrados e novos talentos do mercado.
Pedro Esdras, diretor da CASACOR, ressaltou a importância do tema central de 2025 e explicou o conceito do espaço em parceria com a Cagece, que une saneamento e design sustentável. “Esse ano a gente trouxe uma das atrações, uma grande novidade, que é uma exposição belíssima que tem o apoio da Cagece, um projeto desenvolvido pelo design Érico Gondim, com o projeto de paisagismo do Bruno Ary, nessa praça muito bonita, onde a gente pode ver peças desenvolvidas com materiais que são restos de obras da Cagece, que foram beneficiadas e transformadas em peças de design que podem ganhar o Brasil e o mundo. Esse projeto é um sonho, sendo semeado agora, que tem tudo a ver com o nosso tema”, afirmou.
Em discurso, Neuma Figueirêdo, fundadora da mostra no Ceará, convidou todos a conhecerem os espaços. “Aproveitem, depois de quinta-feira, dia 2, a gente abre ao público. Venham, divirtam-se, vejam o que se tem de mais lindo e incrível na decoração, na arquitetura”, disse.
Aberta ao público a partir da próxima quinta-feira (2), a mostra apresenta uma diversidade de espaços residenciais, comerciais, de lazer, bem-estar e convivência. Entre os destaques estão o Restaurante Escola Mayú, do Senac, o Le Pain Le Café, a Loja da Ceart, a Gustavo Eyewear, a Bodega Sebrae e o quiosque da Labotrat.
Outro ponto de destaque, já tradicional em edições anteriores, é o uso de materiais ecológicos e técnicas construtivas responsáveis, reforçando o incentivo ao design biofílico, a valorização do artesanato local e ações voltadas para a comunidade.