Durante sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), popularmente conhecida como Betinha, declarou ser “a favor da violência contra a mulher”. O caso aconteceu nesta segunda-feira (29) e logo repercutiu nas redes sociais.
“Sim, quando um homem bate na mulher, eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar”, afirmou a vereadora no começo de sua fala. Ela ainda relatou já ter presenciado “casos em que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem”.
A declaração foi feita no plenário Wilson Maués, em uma tentativa de defesa do vereador Pedro Paz (União Brasil), após a vereadora Professora Jéssica (Democracia Cristã) denunciá-lo por levantar o dedo em direção a ela durante a tribuna. Em sua fala, Betinha criticou mulheres que, segundo ela, tentam se beneficiar da Lei Maria da Penha.
Após a repercussão negativa, Betinha se pronunciou em vídeo e pediu desculpas pelas falas “desrespeitosas e incompatíveis com os princípios de dignidade, igualdade e respeito”. No pronunciamento, ela admite que “de forma alguma foi minha intenção justificar e naturalizar qualquer forma de violência. Fui extremamente infeliz na maneira como me expressei”.