A Prefeitura de Fortaleza iniciará testes de implementação da Faixa Azul, priorizando os motociclistas, nas avenidas Humberto Monte e Santos Dumont. O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito Evandro Leitão (PT).
A ação tem início após a autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) realize, até 31 de março de 2026, estudos voltados à criação de faixas prioritárias para motocicletas na cidade. A portaria foi publicada pela Senatran no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (1º).
“Na semana passada, a Secretaria Nacional de Trânsito publicou uma portaria que autoriza a Prefeitura de Fortaleza a fazer os estudos para a implantação da Faixa Azul. É um compromisso nosso para dar mais segurança e agilidade para os motociclistas de Fortaleza. Nos próximos dias vamos começar esses testes nas avenidas Humberto Monte, lá no Pici, e na Santos Dumont, lá no bairro Cocó. Vamos diminuir acidentes e ordenar o trânsito em nossa cidade”, explicou o gestor municipal.
A cada trimestre, a Prefeitura deve enviar relatórios para o governo federal com os resultados apontados pelos estudos realizados.
Como funcionará a Faixa Azul?
As faixas serão prioritárias, ou seja, não exclusivas para motociclistas. Além disso, deverão estar em conformidade com as velocidades máximas permitidas nas vias onde forem implementadas.
Nas vias com limite de 50 quilômetros por hora, como é o caso das avenidas Humberto Monte e Santos Dumont, a faixa deverá ter pelo menos 1,1 metro de largura.
 
								




 
															 
								 
								 
															 
															