O presidente da república Luís Inácio Lula da Silva (PT) concedeu, na manhã desta quinta-feira (9), uma entrevista à Piatã FM, da Bahia. Animado, Lula falou sobre os novos investimentos do governo federal na indústria automobilística e naval, e disse que pode se candidatar novamente ao cargo em 2026.
Questionado se está bem de saúde e se concorrerá ao pleito de 2026, Lula respondeu: “É uma questão que não depende só de mim, depende do partido, depende de outras pessoas que estão comigo. O que tenho dito é que eu sou um homem de 80 anos de idade, e me preocupo com a minha saúde e me cuido. E eu tenho que me preservar porque quem me ama, além da Janja, sou eu”.
Lula complementou dizendo que é um homem que tem uma “causa para lutar” e que, por isso, se sente motivado. “Se eu, no momento de decidir, estiver com a motivação que estou hoje, com o vigor físico que tenho hoje, com a vontade que eu tenho hoje, eu não tenho dúvida nenhuma de que serei candidato a presidente da república, para um quarto mandato”, afirmou.
O presidente disse, ainda, que pode se candidatar se for “para ganhar as eleições”, e se referiu ainda aos possíveis adversários políticos que pode enfrentar: “Os nossos possíveis adversários devem estar mais preocupados do que eu porque sabem que vai ser difícil derrotar a gente numa eleição”, conclui.
Lula inaugura, ainda nesta quinta-feira, uma fábrica da chinesa automobilística BYD na Bahia. “Quando a Ford saiu, foi uma tristeza, porque era uma empresa que tinha praticamente 3 mil engenheiros e era uma fábrica importante na Bahia. E ai, quando os chineses se dispuseram, depois de um convite feito pelo governo Rui Costa para vir para a Bahia, e ela (BYD) aceitou vir pra Bahia, eu fiquei muito feliz”, disse.
O presidente da república irá também ao estaleiro da Bahia, anunciar a retomada da indústria naval. Segundo ele próprio, o investimento é da ordem de 2,6 bilhões feitos pela Petrobrás para a construção de navios. “Vamos construir embarcações para transporte de minérios, então é o emprego que tá voltando, são os salários que estão voltando, é uma perspectiva de melhora pro povo baiano”, assegura.
Lula expressou profunda gratidão pelo estado da Bahia, que diz ter um povo simpático e agradável: “Falar com a Bahia é quase um dever para mim. Eu acho que, em algum momento, em alguma outra encarnação, eu fui baiano”, declara.