Play Video
Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza apresenta ações para zerar a fila de mamografias em até um ano

As ações que serão anunciadas fazem parte da campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer
Por Sandra Costa
Atualizado há 2 semanas
Tempo de leitura: 4 mins
Compartilhe a notícia:
As ações que serão anunciadas pela Prefeitura de Fortaleza fazem parte da campanha do Outubro Rosa. Foto: Banco de Imagens.

A Prefeitura de Fortaleza vai realizar evento para divulgar as ações para zerar a fila de exames de mamografia na Capital. O evento acontecerá no Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana (Gonzaguinha da Messejana) nesta quarta-feira (15), às 10h30. O prefeito Evandro Leitão (PT) estará presente e apresentará as iniciativas, que fazem parte de um conjunto de atividades voltadas à promoção da saúde da mulher.

As ações que serão anunciadas fazem parte da campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A meta é zerar a fila para o exame em até um ano

Ações de prevenção ao câncer do colo do útero, ampliação da oferta de exames de rastreamento, ações educativas e palestras voltadas à saúde integral da mulher també estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de acordo com a Prefeitura. 

Pacientes que necessitem realizar os exames devem comparecer aos postos de saúde para serem acompanhadas e encaminhadas para especialistas ou para a realização de outros exames de imagem e laboratoriais.

Mamografia

A idade para a mamografia de rastreamento em mulheres assintomáticas, recomendada pelo Ministério da Saúde, é de 50 a 74 anos. É importante que o exame seja feito a cada dois anos, pois além do diagnóstico precoce do câncer de mama, a mamografia auxilia no diagnóstico de outras alterações que podem ocorrer, como cistos, nódulos e calcificações.

Além disso, a mulher precisa praticar o autoexame pelo menos uma vez no mês para identificar se há algum caroço ou textura diferente nas mamas. Caso note alguma alteração, deve procurar um dos postos de saúde da capital e solicitar uma consulta médica. Lá, ela será encaminhada pelo médico à rede de diagnóstico da Capital.

No entanto, o autocuidado não substitui a mamografia, que deve ser realizada regularmente.

Exame garantido

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do acesso à mamografia no SUS para mulheres de 40 a 49 anos, mesmo sem sintomas de câncer de mama. A decisão busca aumentar a detecção precoce da doença, que nessa faixa etária representa 23% dos casos, e faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria do diagnóstico e tratamento. Além disso, o limite de idade para o rastreamento preventivo passará de 69 para 74 anos, acompanhando práticas internacionais e reforçando o compromisso do governo em garantir um cuidado integral às mulheres. Em 2024, o SUS realizou cerca de 4 milhões de mamografias de rastreamento, o que demonstra a ampla cobertura do programa.

Outra frente de ação é o programa Agora Tem Especialistas, que levará 27 carretas de atendimento móvel a 22 estados, oferecendo exames e consultas especializadas para reduzir o tempo de espera no SUS. As unidades móveis realizarão mamografias, ultrassonografias, biópsias e outros procedimentos, com expectativa de 120 mil atendimentos apenas em outubro. O programa também prevê a entrega de novos equipamentos, como aceleradores lineares e kits de biópsia de alta precisão, além de investimentos que somam mais de R$ 140 milhões em 2024 para fortalecer a oncologia na rede pública.

Além das medidas de diagnóstico, o SUS passará a oferecer medicamentos mais modernos para o tratamento do câncer de mama, que aumentam as chances de controle da doença em estágios avançados. O Ministério da Saúde também lançará guias e manuais para aprimorar o atendimento na Atenção Primária, garantindo que profissionais de saúde e agentes comunitários estejam preparados para identificar e encaminhar casos suspeitos. As ações integram o esforço do governo em fortalecer o sistema público e criar uma das maiores redes de prevenção e tratamento de câncer do mundo.

65
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

20251029 PLANO SITE
Fortaleza
Prefeitura de Fortaleza entrega proposta do Plano Diretor à Câmara Municipal; Comissão especial vai analisar
Obras de requalificação da Praça do Ferreira está prevista para conclusão antes do início do Natal de Luz
Fortaleza
Obras de requalificação da Praça do Ferreira têm conclusão prevista antes do início do Natal de Luz
Capa do site-2
Fortaleza
Com proposta de criação de Zona de Preservação Ambiental na Floresta do Aeroporto, Plano Diretor vai à CMFor
20251029 PLANO SITE
Fortaleza
Prefeitura de Fortaleza entrega proposta do Plano Diretor à Câmara Municipal; Comissão especial vai analisar
Obras de requalificação da Praça do Ferreira está prevista para conclusão antes do início do Natal de Luz
Fortaleza
Obras de requalificação da Praça do Ferreira têm conclusão prevista antes do início do Natal de Luz
Capa do site-2
Fortaleza
Com proposta de criação de Zona de Preservação Ambiental na Floresta do Aeroporto, Plano Diretor vai à CMFor
Capa do site-1 (10)
Fortaleza
Com perfil descentralizado, Prefeitura de Fortaleza anuncia atrações do Réveillon 2026 na segunda (20)

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.