O estado do Piauí recebeu 42 novos profissionais do ‘Mais Médicos’, que atuarão em 29 municípios distribuídos pelos territórios: Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea. Os profissionais foram recebidos durante evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em Piripiri, interior do estado, marcando a integração dos participantes dos 41º e 42º ciclos do programa federal.
A chegada dos novos profissionais tem o objetivo de reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente nas regiões de difícil acesso e cobertura limitada. Os profissionais devem contribuir para ampliar a oferta de consultas, acompanhamentos e encaminhamentos especializados.
Durante a cerimônia de acolhimento, a coordenadora estadual do programa, Idvani Braga, destacou a importância do encontro como espaço de integração e capacitação. “Esse momento é essencial para apresentar aos profissionais a importância dos atendimentos, o funcionamento do programa, os direitos e deveres, além de orientar gestores e médicos sobre a legislação e as práticas do Mais Médicos na ponta, junto ao usuário do SUS”, disse.
Guilherme Lopes, secretário municipal de Saúde do município, também ressaltou o impacto positivo da chegada dos profissionais. “Esses médicos vão fortalecer a atenção primária e ampliar o acesso aos encaminhamentos especializados. O programa tem transformado a saúde pública no estado”, afirmou.
A acolhida dos novos médicos ainda contou com palestras sobre atenção primária e legislação em saúde, com a presença de representantes das universidades Federal, Estadual, além de integrantes do Ministério da Educação.
Com informações do Governo do Piauí.

