Uma nova aposta do Governo Federal mira o setor de Turismo de Aventura no país. A decisão veio após um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que indica que essa modalidade é um dos segmentos de maior crescimento no país, com 13% da preferência nacional e 22% entre os jovens de 16 a 24 anos.
Na abertura do RAID Alenquer–Curuá, uma das maiores experiências off-road do Brasil, o ministro do Turismo, Celso Sabino anunciou a inclusão do evento no Calendário Nacional de Eventos Turísticos. A ideia é reforçar o compromisso do Governo Federal em apoiar ações que estimulem o turismo de aventura e movimentem as economias locais, conectando o setor à sustentabilidade e à valorização cultural.
Destinos como Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão entre os mais desejados pelos brasileiros, seguidos por Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL). As experiências mais procuradas são o turismo de sol e praia (62%), religioso/espiritual (18%), cultural/histórico (14%), esportivo (13%) e de aventura (13%).
“O turismo de aventura é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Ele gera emprego, movimenta a economia e valoriza as comunidades locais. O Governo do Brasil está investindo em programas e políticas públicas que fortalecem o turismo sustentável e mostram o melhor do nosso país”, afirmou o ministro Celso Sabino.
O turismo de aventura e natureza surge, então, como um dos pilares do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, alinhado ao programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza. A iniciativa busca ampliar a oferta de experiências sustentáveis, fomento ao desenvolvimento regional e geração de oportunidades para comunidades em todo o País.
Em 2024, o Brasil já havia sido eleito pelo Portal US News & World Report como o melhor país do mundo para turismo de aventura. Os critérios levaram em conta a qualidade dos destinos, a segurança para a prática de esportes radicais, a infraestrutura turística e o potencial de experiências inesquecíveis em meio à natureza. O Brasil despontou à frente de países tradicionais no quesito, como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia.
* Com informações da Agência Gov e do Ministério do Turismo




