A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), confirmou para o próximo sábado (1º) a inauguração do BRT Metropolitano de Belém, que conectará por uma via expressa os municípios de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides a capital paraense. O novo sistema de transporte contará com 265 ônibus equipados com ar-condicionado e internet sem fio, sendo 40 deles elétricos.
O sistema integrado de transporte pretende reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre os municípios da Grande Belém. Para embarcar, os usuários precisarão de um cartão exclusivo, que estará disponível para compra a partir desta sexta-feira (31) nos terminais e nas Estações Cidadania. A venda de passagens dentro dos veículos não será permitida.
Segundo a vice-governadora, os passageiros precisarão pagar uma única passagem de R$ 4,60 para que possam se deslocar entre as 36 linhas do BRT.
Além da inovação na frota, com ônibus de menor emissão de poluentes, até 15 vezes inferior ao de modelos convencionais, o sistema contará com um Centro de Controle Operacional (CCO), responsável por monitorar o funcionamento de todo o corredor.
O espaço, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, reunirá profissionais da Agência de Regulação e Controle de Serviços do Estado (Arcon), do Departamento de Trânsito (Detran), da Polícia Militar e das empresas operadoras.
O CCO acompanhará em tempo real a movimentação dos veículos, as partidas e chegadas, e o sistema eletrônico de bilhetagem, por meio de câmeras e sensores instalados ao longo da rota.
