Na segunda metade da pré-estação chuvosa, que vai até janeiro, o Ceará continua com chuvas fracas, irregulares e isoladas. De acordo com o meteorologista Lucas Fumagalli, as chuvas que acontecem no estado, em geral, são de curta duração e a previsão para a primeira metade da semana ainda é de tempo estável em todas as regiões.
O diretor técnico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Júnior, explicou que as “condições atuais não são boas para as condições de chuva no estado”. Junior explica que uma das razões é a baixa atuação de um sistema atmosférico que favorece a formação de nuvens e pluviosidade na região Nordeste durante a pré-quadra chuvosa, os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs).
“Tem um vórtice acontecendo hoje, que vai estar atuando amanhã também, porém ele tá no leste do Nordeste e bem ao leste ele acaba realmente desfavorecendo as condições de chuva pro estado do Ceará”, descreve.
Para o diretor-técnico, as chuvas tendem a diminuir no mês de janeiro por causa destas condições, somadas ao aquecimento acima da média do oceano no Atlântico Norte, o que desfavorece o potencial de chuvas no Estado.
Para o meteorologista, chuvas fracas são observadas na faixa litorânea e em regiões de serra entre a madrugada e o começo da manhã, mas sem volumes significativos. “A previsão, pelo menos por enquanto, indica que essa situação vai permanecer no estado do Ceará”, observa Fumagalli. A média histórica do mês de janeiro no Ceará se encontra entre 66, 37 mm e 133, 24 mm, normalizando nos 99 mm.
As macrorregiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns, além do litoral norte, podem alcançar temperaturas altas, registrando até 38º, por causa do céu sem nuvens.
No período da tarde, nesta terça e quarta-feira, a umidade relativa do ar deve ficar baixa no Cariri, no Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana. Na faixa litorânea, a umidade do ar deve se manter acima dos 50% durante este período.
De acordo com a Funceme, o cenário previsto para o mês de janeiro é de predomínio de calor, intercalado por chuvas rápidas e pontuais, sem impacto significativo na redução das temperaturas no estado.




