O curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) obteve nota máxima na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A avaliação foi realizada no ano passado com a participação de 351 cursos de Medicina de todo o país; desses, 49 alcançaram a nota máxima (5).
No resultado geral do exame, o curso da Uece ficou classificado na 28ª posição no ranking nacional, destacando-se também como o primeiro colocado do Ceará e figurando entre os dez melhores cursos das universidades estaduais do Brasil. Além disso, 93,2% dos participantes do Ceará obtiveram nota igual ou superior à esperada.
“A nota máxima confirma a consolidação do curso da Universidade Estadual do Ceará como referência na formação médica, resultado do investimento em qualificação docente, infraestrutura, integração com os serviços de saúde e compromisso com a sociedade cearense”, afirmou Dárcio Teixeira, professor e atual reitor da Uece.
Como funciona o Enamed
Com o objetivo de avaliar os cursos de Medicina, apoiar sua melhoria e aprimorar os processos de seleção para a residência médica, entre outras finalidades, o exame será aplicado anualmente. O Enamed é uma adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) voltada para os concluintes do curso de Medicina. O resultado também poderá ser utilizado como critério de ingresso em programas de residência médica.




