Play Video
Fortaleza

Primeiro Centro de Hemodiálise da rede municipal de Fortaleza é inaugurado na Santa Casa

Com capacidade para até 160 pessoas atendidas, o novo equipamento pode realizar até 2 mil sessões por mês, com atendimento a 20 pacientes simultaneamente
Por Sandra Costa
Atualizado há 5 meses
Tempo de leitura: 2 mins
Compartilhe a notícia:
A gestão do espaço, que antes era realizada por uma empresa terceirizada, agora passa a ser integralmente municipal. Foto: Sandra Costa

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, inaugurou neste sábado (31), o Centro de Hemodiálise da Santa Casa. O novo espaço se torna o primeiro da rede municipal a oferecer este tratamento, e foi construído em parceria com o Governo do Ceará e com recursos federais, tendo capacidade para realizar até 2 mil sessões por mês, com atendimento a 20 pacientes simultaneamente.

A gestão do espaço, que antes era realizada por uma empresa terceirizada, agora passa a ser integralmente municipal. Já são 100 pacientes beneficiados pelo serviço atualmente, podendo chegar ao número de 160.

O novo Centro funciona de segunda a sábado, nos três turnos. Segundo Leitão, o novo equipamento se soma aos da rede Estadual, ampliando a capacidade de atendimentos à população, não só fortalezense, mas de todo o Ceará.

“Hoje nós já temos aproximadamente 100 pessoas já realizando sessões, e eu fico muito feliz e muito satisfeito, e quero agradecer de todo o coração ao presidente Lula, e ao Ministro Alexandre Padilha, que têm nos ajudado bastante para que a gente faça a recuperação, não só da Santa Casa de Misericórdia, mas de toda a rede pública municipal”, disse o prefeito.

Pela primeira vez, a Rede Municipal de Saúde terá um serviço próprio de hemodiálise. Até a Prefeitura de Fortaleza assumir a gestão da Santa Casa, em julho de 2025, os serviços de hemodiálise eram ofertados por clínicas particulares.

O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, ressaltou também o pioneirismo do Centro de Hemodiálise da Santa Casa: “Quero falar da minha alegria e do meu orgulho de estar aqui junto ao prefeito Evandro Leitão inaugurando o Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Fortaleza, inaugurando um serviço que não existia no município, oferecido diretamente pela prefeitura”, disse.

Com a inauguração do novo Centro, o atendimento passa a ser totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço conta com equipe multiprofissional, formada por médicos nefrologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionistas e equipes administrativas.

226
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

Santa Casa de Fortaleza oferecerá cirurgias robóticas, afirma a secretária de Saúde, Riane Azevedo
Fortaleza
Santa Casa de Fortaleza oferecerá cirurgias robóticas, diz secretária de Saúde, Riane Azevedo
20251017 EVANDRO SANTA CASA SITE
Ceará
Prefeito Evandro Leitão inaugura novo Centro de Imagem na Santa Casa de Fortaleza
Capa do site-1 (1)
Ceará
Empresário Beto Studart recebe Evandro Leitão para discutir soluções para a Santa Casa de Fortaleza
Santa Casa de Fortaleza oferecerá cirurgias robóticas, afirma a secretária de Saúde, Riane Azevedo
Fortaleza
Santa Casa de Fortaleza oferecerá cirurgias robóticas, diz secretária de Saúde, Riane Azevedo
20251017 EVANDRO SANTA CASA SITE
Ceará
Prefeito Evandro Leitão inaugura novo Centro de Imagem na Santa Casa de Fortaleza
Capa do site-1 (1)
Ceará
Empresário Beto Studart recebe Evandro Leitão para discutir soluções para a Santa Casa de Fortaleza
Prefeitura de Fortaleza assume temporariamente a gestão da Santa Casa de Misericórdia
Fortaleza
Prefeitura de Fortaleza assume temporariamente a gestão da Santa Casa de Misericórdia

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.