O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Lula (PT) causou diversas reações na ala da direita no Brasil. Parlamentares como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticaram o desfile e chamaram atenção para um ponto.
Na ala “neoconservadores em conserva”, do desfile de domingo (15) no Rio de Janeiro, dançarinos atravessaram a Marquês de Sapucaí vestidos como latas de alimentos em conserva. Nos rótulos, os dizeres “família tradicional”, com imagens de famílias formadas por pai, mãe e filhos.
Em resposta, diversos parlamentares e alguns influenciadores aderiram a uma nova trend nas redes sociais e passaram a publicar ilustrações de famílias estampadas em latas de conserva. Entre eles, o pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a ex-deputada federal Mayra Pinheiro (PL-CE), o senador Rogério Marinho (PL-RN) e a influenciadora Bella Falconi.
“Minha família conservada pela graça do Senhor Jesus Cristo. Minha família, meu maior presente e meu alicerce. É em casa que encontramos força para continuar, fé para não desistir e amor para enfrentar qualquer batalha”, escreveu Sóstenes ao compartilhar a trend.
“Família cristã e conservada por Jesus. Em tempos de relativização de valores, reafirmo aquilo que sempre defendi: A família é o alicerce da sociedade. A fé é força que sustenta. Os princípios são inegociáveis. Ser uma família cristã e conservada por Jesus não é apenas uma expressão de fé — é um posicionamento de vida”, registrou a dra. Mayra Pinheiro.
“Desde Gênesis até a eternidade ✨💙😅 Bora bater lata cristãos! Cadê vocês ????? Enquanto vivermos, seremos a resistência”, escreveu a influencer Bella Falconi.
Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, também publicou ilustração semelhante. “A esquerda zomba da família, alicerce do Brasil, e evidencia a perda da sintonia com o povo que trabalha, crê em Deus e educa seus filhos”, escreveu na legenda.
Oposição aciona PGR contra o desfile
O desfile em homenagem ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a oposição com os ânimos exaltados. Vários deles foram às redes sociais criticar o enredo da Acadêmicos do Rio, que trouxe também um palhaço recebendo a faixa presidencial, fazendo arminha com a mão, uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) foram alguns dos que foram às redes sociais criticar o desfile.
Nesta segunda (16), após o desfile, o Partido Novo anunciou que acionará a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade do presidente. Segundo o presidente da sigla, Eduardo Ribeiro, “houve propaganda eleitoral antecipada financiada com dinheiro público”.
Damares atribuiu crime eleitoral ao citar propaganda eleitoral antecipada. “Eu quero manifestar a minha indignação à Escola de Samba, Acadêmicos de Niterói, que neste exato momento desfila na Avenida, homenageando o presidente Lula. Na verdade, é um desfile de crime, porque é um crime eleitoral”, declarou a senadora.



