O longa-metragem “Feito Pipa”, dirigido pelo cineasta cearense Allan Deberton, conquistou duas premiações na mostra competitiva “Generation” do 76º Festival Internacional de Cinema de Berlim. A produção brasileira recebeu o Urso de Cristal de Melhor Filme e o Grande Prêmio do Júri Internacional na categoria “Generation Kplus” no sábado (21). O filme, estrelado por Lázaro Ramos, teve sua estreia mundial na capital alemã.
A obra cinematográfica foi reconhecida na seção “Generation Kplus” do festival, voltada para produções do universo infantojuvenil. A dupla premiação destacou a produção cearense entre as dez obras nacionais que integraram a programação oficial do evento, realizado entre 12 e 22 de fevereiro.
Elenco e produção
O elenco conta com Lázaro Ramos, Yuri Gomes e Teca Pereira. Participam ainda Georgina Castro, Luan Vasconcelos e Nathyel Martins. Yuri Gomes interpreta o personagem central, Gugu.
As filmagens foram realizadas em Quixadá, localizada a 148,91 km de Fortaleza, e municípios vizinhos do interior cearense. A produção utilizou como cenário as margens da Barragem de Araujo Lima. A seca severa revela as ruínas de uma antiga cidade submersa.
Participação brasileira no festival
O Brasil apresentou dez produções na programação oficial do festival. As obras nacionais foram distribuídas entre as mostras Generation, Panorama, Forum e Perspectives.
Na mostra “Generation Kplus”, além de “Feito Pipa”, estiveram presentes as produções nacionais “A Fabulosa Máquina do Tempo”, de Eliza Capai, e “Papaya”, de Priscilla Kellen.
O Festival Internacional de Cinema de Berlim é um dos eventos mais prestigiados do cinema mundial. O evento honra obras com prêmios como o Urso de Ouro e os Ursos de Prata. O País possui histórico de vitórias no festival alemão. Conquistou o Urso de Ouro com “Central do Brasil” e “Tropa de Elite”.
*Texto redigido com auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial




