Play Video
Brasil

Petrobras estuda duplicar fábricas de fertilizantes para reduzir importações

A Petrobras retomou o projeto em 2024 e, em abril, autorizou a contratação das obras.
Por UrbNews
Atualizado há 15 horas
Tempo de leitura: 3 mins
Compartilhe a notícia:
As três unidades já existentes estavam paradas, por diferentes motivos, e tiveram a operação retomada recentemente. Foto: Tânia Rego, Agência Brasil.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta quarta-feira (24) que a estatal estuda duplicar todas as suas fábricas de fertilizantes nitrogenados para reduzir a necessidade de importações do país.

Magda se reunirá nesta quinta-feira (25) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Três Lagoas (MS) para celebrar a retomada da chamada UFN-3, que teve as obras paralisadas após o início da Operação Lava Jato, em 2014.

A Petrobras aprovou a retomada do projeto em 2024. Em abril, o conselho de administração da companhia deu aval à contratação das obras. O evento com Lula é o sexto do ano, em um esforço para garantir palanque ao presidente antes de restrições do período eleitoral.

A fábrica de Três Lagoas está com 85% das obras concluídas, e a Petrobras estima um custo adicional de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) para conseguir iniciar as operações. A expectativa é que as obras comecem ainda neste ano, com inauguração entre o final de 2028 e o início de 2029.

“Estamos retomando algumas obras e construções com as quais nos comprometemos no passado e que foram entendidas como não viáveis no meio do caminho”, disse Magda. “As condições melhoraram, mudaram, e elas são sim econômicas e úteis para o Brasil”.

Entre as grandes obras investigadas pela Lava Jato e retomadas no governo Lula 3, estão a segunda fase da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e a unidade de refino do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

A Petrobras chegou a iniciar também obras de uma fábrica de fertilizantes em Uberaba (MG), mas o projeto não foi muito além de uma cerimônia de lançamento de pedra fundamental, que contou com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff.

Magda disse nesta quarta que ainda não há definição sobre a duplicação das fábricas existentes -são três em operação e a de Três Lagoas, em construção- mas que a empresa entende que é melhor ampliar instalações existentes do que construir novas.

“Estamos estudando e com muita vontade de fazer isso porque, antes de tudo, ancora e fideliza uma demanda por gás natural, que é um produto que a Petrobras produz e vai produzir cada vez mais no futuro”, disse ela.

A presidente da Petrobras tem repetido que a estatal terá grandes volumes de gás ainda por muitos anos, já que reinjeta nos poços parte da produção do pré-sal. Precisa, por isso, encontrar mercado para o combustível.

Quando estiver pronta, a fábrica de fertilizantes de Três Lagoas vai consumir 2,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o que equivale a cerca de 5% do volume que a estatal disponibiliza hoje ao mercado brasileiro.

A unidade terá capacidade para atender 15% da demanda nacional por fertilizantes nitrogenados. O parque da estatal hoje, com fábricas de fertilizantes no Paraná, na Bahia e em Sergipe, consegue atender outros 20%.

As três unidades já existentes estavam paradas, por diferentes motivos, e tiveram a operação retomada recentemente. Lula já esteve na Bahia e em Sergipe para celebrar a retomada.

*Com informações de Nicola Pamplona, da Folhapress

7
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

Governo renova cota de importação de peças sem imposto para carros elétricos
Brasil
Governo renova cota de importação de peças sem imposto para carros elétricos
Novo Celta elétrico será fabricado no polo automotivo do Ceará 
Ceará
Novo Celta elétrico será fabricado no polo automotivo do Ceará 
NOTÍCIAS - Urbnews-24 (4)
Economia
Dólar sobe e Bolsa cai pressionada por Petrobras, com acordo entre EUA e Irã em foco; Braskem desaba
Governo renova cota de importação de peças sem imposto para carros elétricos
Brasil
Governo renova cota de importação de peças sem imposto para carros elétricos
Novo Celta elétrico será fabricado no polo automotivo do Ceará 
Ceará
Novo Celta elétrico será fabricado no polo automotivo do Ceará 
NOTÍCIAS - Urbnews-24 (4)
Economia
Dólar sobe e Bolsa cai pressionada por Petrobras, com acordo entre EUA e Irã em foco; Braskem desaba
2026.06.01 URB AGORA _ DIESEL _ CAPA SITE
Brasil
Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 14,2%

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.