Play Video
Maranhão

Maranhão lança programa pioneiro para cuidar da saúde mental de pesquisadores locais 

Medida deve beneficiar até 200 cientistas com formação, acolhimento psicológico e ações de promoção do bem-estar
Por Gabriela Monteiro
Atualizado há 3 horas
Tempo de leitura: 2 mins
Compartilhe a notícia:
O programa deve atender cerca de 200 pesquisadores, distribuídos em oito turmas mensais. Foto: Divulgação

O governo do Maranhão lança uma medida inédita focada no cuidado da saúde mental de pesquisadores estudantes de pós-graduação do estado. A Fundação Escola de Governo do Maranhão (Fundação Egma) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizaram, nesta última quarta-feira (24), uma reunião técnica para alinhamento do programa “Cuidado em Saúde Mental na Pós-Graduação no Maranhão”.

O programa deve atender cerca de 200 pesquisadores, distribuídos em oito turmas mensais de 25 participantes. O público-alvo inclui estudantes de mestrado e doutorado, além de bolsistas de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e pós-doutorado vinculados à Fapema. 

As inscrições e mais informações serão divulgadas nos próximos dias nas páginas oficiais da Fapema e Fundação EGMA.

Além das atividades formativas, os participantes terão acesso a uma rede permanente de apoio psicológico composta por profissionais especializados, que acompanharão os pesquisadores durante toda a vigência do programa. 

O projeto também prevê oficinas voltadas à promoção da saúde física, reconhecendo a integração entre bem-estar emocional e hábitos saudáveis como elementos essenciais para a qualidade de vida acadêmica.

O programa levou em consideração dados recentes, que apresentam um cenário de saúde mental estabilizada entre os pesquisadores brasileiros. Uma pesquisa realizada com 2.903 pós-graduandos brasileiros revelou que 74% dos participantes relataram sintomas de ansiedade, 31% sofriam de insônia crônica e 25% apresentavam quadros de depressão. 

A proposta desenvolvida pela Fundação Egma e pela Fapema pretende atuar não apenas na prevenção do adoecimento mental, mas também na promoção de uma cultura institucional de cuidado, permanência acadêmica e valorização da pesquisa.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, ressaltou a importância do bem-estar mental para uma ciência de qualidade. “A produção científica depende de pessoas saudáveis física e emocionalmente. Essa parceria representa um passo importante para que nossos pesquisadores tenham acesso a ferramentas que contribuam para uma trajetória acadêmica mais equilibrada e sustentável”, declarou. 

Com informações do Governo do Maranhão. 

14
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

Comércio de São Luís está autorizado a funcionar no feriado de São Pedro
Maranhão
Comércio de São Luís está autorizado a funcionar no feriado de São Pedro
Brandão decreta ponto facultativo em São Luís no dia 30 de junho
Maranhão
Brandão decreta ponto facultativo em São Luís no dia 30 de junho
20260621 RODRIGO LOPES CAPA SITE
Ceará
Pesquisador cearense faz vaquinha para viabilizar intercâmbio acadêmico nos EUA
Comércio de São Luís está autorizado a funcionar no feriado de São Pedro
Maranhão
Comércio de São Luís está autorizado a funcionar no feriado de São Pedro
Brandão decreta ponto facultativo em São Luís no dia 30 de junho
Maranhão
Brandão decreta ponto facultativo em São Luís no dia 30 de junho
20260621 RODRIGO LOPES CAPA SITE
Ceará
Pesquisador cearense faz vaquinha para viabilizar intercâmbio acadêmico nos EUA
Mais de 140 cidades maranhenses são reconhecidas por avanços em saúde, educação e proteção à infância
Maranhão
Mais de 140 cidades maranhenses são reconhecidas por avanços em saúde, educação e proteção à infância

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.