O ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou na manhã desta terça-feira (21), sua saída do PDT, legenda que ocupou durante sua gestão na Prefeitura de Fortaleza. Sarto afirmou ainda que irá acompanhar o ex-ministro Ciro Gomes e também se filiará ao PSDB nesta quarta-feira (22), em evento no hotel Mareiro, na capital.
“Nessa ocasião, eu também estarei me filiando ao PSDB. Partido que ajudamos a construir aqui no Ceará – Ciro e eu”, disse o ex-gestor, em vídeo nas redes sociais.
“Seguindo a liderança de Ciro Gomes, um dos maiores nomes da política brasileira, deixo o PDT na esperança de ajudar a salvar o Ceará das mazelas produzidas pelo atual governo do PT. Com o PDT, fui prefeito de Fortaleza e fizemos da cidade a melhor educação do Brasil e a maior economia do Nordeste.”, escreveu.
Sarto agradeceu ao presidente Carlos Lupi pelo apoio de todos esses anos em que esteve no partido. “Saio do partido com a certeza de que dei o meu melhor na luta pela justiça social e pelo combate às desigualdades. Infelizmente, o PDT, partido de imensa tradição e luta, aceitou o papel menor de “puxadinho” do PT”, alfinetou.
Ciro se filia ao PSDB
O ex-ministro e governador Ciro Gomes irá se filiar ao PSDB nesta quarta-feira (22) no Hotel Mareiro, na Beira Mar de Fortaleza. O ato deve marcar a participação do político na corrida ao governo do estado nas eleições de 2026.
Com a expectativa da presença de grandes nomes da sigla tucana, o evento deve ter início às 9h30. A chegada de Ciro ao partido acontece após ele anunciar a saída do PDT na última sexta-feira (16) e o presidente estadual do PSDB Ozires Pontes falar da chegada dele nas redes sociais. O movimento de mudança partidária contou com a articulação do ex-governador e senador Tasso Jereissati (PSDB), que é padrinho político de Ciro e amigo próximo.
Ciro deve se lançar candidato ao governo do Ceará no próximo ano e deve abarcar boa parte da oposição em torno de seu nome para enfrentar o atual governador Elmano de Freitas (PT), que tentará a reeleição.
