O governador Elmano de Freitas (PT) nomeou o promotor Herbet Gonçalves Santos para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ceará. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (29) e foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-CE).
Herbet ocupará a chefia do Ministério Público do Ceará (MPCE) por dois anos, no biênio 2026–2027. O indicado substituirá o atual procurador-geral de Justiça (PGJ), Haley de Carvalho, que atuou entre 2024 e 2025.
“Desejo a ele muito sucesso na missão, e agradeço o atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos”, escreveu Elmano. O mandato de Herbet deve iniciar em 6 de janeiro de 2026.
A eleição para o MPCE ocorreu ainda neste mês de dezembro. O resultado da votação foi divulgado na sexta-feira (5), com Haley, atual procurador-geral de Justiça (PGJ), obtendo 307 votos; Herbet ficou em segundo lugar, com 204 votos; e o procurador Luciano Percicotti Santana teve 77 votos. Assim, foi fechada a lista tríplice.
Esses três nomes foram encaminhados para a escolha do governador, que optou por Herbet. Ele ingressou no Ministério Público do Ceará em 2014. Antes, foi procurador do Ministério Público do Amapá entre 2009 e 2012 e, posteriormente, defensor público na Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). Também atuou como presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2021 e 2025.
Em seu currículo, reúne experiências como conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, e colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).




