Play Video
Amazonas

Amazonas atinge menor taxa de feminicídios do Brasil em 2025 com redução de 31%

O estado registrou um índice de 0,46 mortes por 100 mil habitantes, ficando abaixo da média nacional em um ano de alta nos crimes de gênero no país
Por Iôrran Freire
Atualizado há 2 horas
Tempo de leitura: 2 mins
Compartilhe a notícia:
O estado alcançou a maior redução percentual do país, com 31%, neste tipo de crime. Foto: Divulgação/PC-AM

O Amazonas foi o estado com a menor taxa de feminicídios do Brasil em 2025, registrando um índice de 0,46 casos para cada 100 mil habitantes, valor significativamente inferior à média nacional de 0,69, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

O estado alcançou a maior redução percentual do país, com 31%, neste tipo de crime, totalizando 20 ocorrências ao longo do ano, o menor número desde 2021. Enquanto o Brasil enfrentou um aumento na violência de gênero, com média de quatro mortes diárias, o cenário amazonense seguiu a direção oposta. 

A gestão estadual atribui os resultados a investimentos em policiamento especializado e ações integradas entre as forças de segurança e a rede de proteção à mulher.

“Esses números consolidam um ano de muito trabalho de todas as Forças de Segurança, em especial a Polícia Militar, por meio da Ronda Maria da Penha e à Polícia Civil, que com suas equipes estiveram muito focadas em defender e fazer prevalecer os direitos das mulheres do nosso estado”, afirmou o secretário de Segurança do Amazonas, Vinícius Almeida. 

Operações em todo o estado

Ao longo de 2025, o Governo do Amazonas não limitou as ações à capital. Foram realizadas operações educativas e repressivas em diversos municípios do interior, integrando as forças policiais com a rede de assistência social. O objetivo foi criar um ambiente de denúncia mais seguro e conscientizar a população sobre a gravidade da violência doméstica.

Com informações do Governo do Amazonas.

12
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

Nenhuma notícia encontrada!
Nenhuma notícia encontrada!

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.