O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participou da aula inaugural do Curso de Formação para 80 novos oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizada nesta quarta-feira (21), marcando o começo de novos ciclos de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).
“O sentido da Academia é podermos conviver para aprender uns com os outros. É uma experiência muito rica. Aqui, é possível trocar experiências entre si para ajudar essa instituição [PMCE] a se tornar cada vez mais forte”, pontuou Elmano. Dirigindo-se aos cadetes, o governador ainda ressaltou: “Tenho certeza de que os senhores prestarão um serviço muito importante ao povo cearense”, enfatizou.
Esta é a terceira turma do concurso para oficial da PMCE realizado em 2023. A primeira turma, composta por 146 cadetes, concluirá a formação em março deste ano, já a segunda turma, com 63 cadetes, ainda irá concluir o primeiro semestre do curso. A carga horária de ensino é de 4.742 horas-aula, com duração de dois anos.
Durante a cerimônia também estavam presentes o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves; do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; do chefe da Casa Militar do Ceará, coronel Alex Ferreira; do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), delegado Leonardo Barreto; além de outras autoridades.
No primeiro semestre, os cadetes estudam as seguintes disciplinas: Fundamentos de Língua Brasileira de Sinais; Curso de Condutor de Veículo de Emergência; Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social; Relacionamento Interpessoal; além de Espanhol e Inglês.
No mesmo evento, também foi anunciado o início do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) da PMCE, ofertada para oficiais superiores da Polícia Militar do Ceará e de corporações coirmãs de outras unidades da Federação, indicados por suas instituições, que tem o intuito de ascender ao posto de coronel do Quadro de Oficiais Combatentes.
A primeira turma é formada por 25 participantes que visam aprender conteúdos estratégicos e de gestão voltados à segurança pública. O curso possui carga horária de 476 horas-aula e tem duração de quatro meses.
Entre as disciplinas ofertadas estão:Processo Decisório; Gerenciamento Estratégico e Integrado de Eventos Complexos; Governança em Segurança Pública; Inteligência Estratégica em Segurança Pública; Gestão por Resultados na Segurança Pública; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança; Planejamento Estratégico de Defesa Civil; Educação Física Militar; e Tiro Policial Defensivo.




