A falha contra o Grêmio, em 2025, marcou um dos momentos mais delicados da passagem de Brenno pelo Fortaleza. Em um jogo decisivo, o goleiro soltou a bola, permitiu o gol de empate e acabou associado a um erro que, semanas depois, seria lembrado como um dos lances-chave no rebaixamento tricolor. Brenno, porém, transformou o episódio em combustível. Com sequência, ele assumiu a titularidade e passou a ser um dos poucos nomes a sair fortalecido de 2025.
Contratado com o objetivo de ser uma sombra para João Ricardo, o arqueiro terminou o ano como titular e com a confiança da torcida. Para 2026, ele é o porta-voz de um discurso de reconstrução pessoal e coletiva, com o objetivo de escrever mais uma história vitoriosa com o Fortaleza.

Oportunidade
Em outubro de 2025, o Fortaleza perdia o seu goleiro titular incontestável. João Ricardo sofreu uma lesão no tendão do ombro direito, fazendo-o passar por uma cirurgia e perder o restante da temporada. Naquele momento, Brenno se tornaria titular.
“Eu sempre trabalhei mesmo quando eu não estava jogando. Eu sempre me preparei e me dediquei como se eu fosse jogar. A oportunidade não avisa quando vai chegar. Me preparei todos os dias nos treinamentos para tá apto quando a oportunidade aparecesse para mim, e graças a Deus aproveitei e dei sequência no time”, afirmou em entrevista exclusiva ao Futebora.
Brenno então assumiu a camisa 1 e jogou em 19 partidas. Apesar da boa fase do arqueiro, o Fortaleza não vivia um dos seus melhores momentos. O clube cearense amargou a zona de rebaixamento por quase toda a Série A, entrando no Z-4 na 11ª rodada, e saindo pela primeira vez dela somente na 37ª.
No entanto, não foi suficiente. Na última rodada, o Leão perdeu para o Botafogo e deu adeus à divisão de elite faltando apenas um ponto para sair do Z-4. Apesar da arrancada final, os números não escondem o péssimo ano feito pelo Fortaleza. Em 38 rodadas, foram 17 derrotas, dez empates e apenas 11 vitórias.
Mesmo com a campanha ruim sendo o principal fator para a queda, é inevitável retornar a um lance que, matematicamente, poderia ter salvado o Fortaleza do rebaixamento.
Falha
No empate em 2 a 2 entre Fortaleza e Grêmio na Arena Castelão, Brenno falhou. O goleiro largou a bola ao chão e não percebeu que um jogador adversário estava logo atrás para marcar o gol de empate gaúcho. Apesar do erro, a torcida do Leão manteve apoio ao atleta.
“Eu não fico remoendo. Os erros e os acertos passam. Acho que no futebol você tem que se provar a cada jogo. Provar as tuas qualidades a cada jogo. Os erros e os acertos ficam para trás e tem que fazer melhor jogo após jogo”, comentou.
Reestruturação
Em um novo ano, Brenno aprendeu com os erros. Agora, a vontade é de conquistar títulos pelo Fortaleza. Para ele, o Fortaleza entra forte em busca de troféus em 2026.

“Qualquer campeonato que a gente disputa é buscando título. O Campeonato Cearense é o primeiro que temos para disputar na temporada e vamos com nossa força máxima para conseguir conquistar esse título. O torcedor é fundamental nesse nosso ano que vai ser desafiador. Com a presença e apoio da torcida a gente é muito mais forte, e contamos com ele para essa temporada”, disse.
Em 2026 Brenno já fez cinco jogos e não foi vazado. O Fortaleza tem a melhor defesa entre as 20 equipes que disputarão a Série B. Na temporada, o Leão irá disputar: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B.



