A Austrália já autoriza que psiquiatras receitem o ecstasy e a psilocibina, um composto psicoativo encontrado em cogumelos alucinógenos, para tratar transtornos de estresse pós-traumático e depressão que não respondem aos tratamentos convencionais.
A TGA, Agência de Produtos Terapêuticos responsável pelo controle de substâncias no país, já havia concedido a autorização para uso clínico dessas substâncias em fevereiro deste ano. A Austrália se tornou um dos pioneiros ao permitir o uso terapêutico de cogumelos alucinógenos no tratamento de doenças.
“A decisão reconhece a escassez de opções atualmente disponíveis para pacientes que sofrem de doenças mentais específicas que não respondem aos tratamentos tradicionais. Isso significa que a psilocibina e o MDMA podem ser utilizados terapeuticamente em um ambiente médico controlado”, afirmou a agência na época.
“No entanto, os pacientes podem apresentar vulnerabilidades durante a psicoterapia assistida por substâncias psicodélicas, tornando necessários controles para protegê-los”, completou o órgão.
Somente psiquiatras autorizados pela TGA terão permissão para prescrever essas substâncias. Alguns países, como Canadá e Estados Unidos, também permitem a prescrição dessas substâncias em casos específicos.