O Ministério Público do Ceará (MPCE) deu posse a 35 novos promotores de Justiça, que passarão a atuar em 33 comarcas do interior do estado. A solenidade ocorreu na Sede da Procuradoria-Geral de Justiça nesta sexta-feira (26). Essa é a maior turma convocada a partir do último concurso para ingresso na carreira do MP do Ceará.
A cerimônia contou com a presença de integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça, promotores de Justiça e servidores do MP, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), além de autoridades civis e militares.
O procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, que conduziu a cerimônia, disse em entrevista que a chegada dos novos promotores oxigena a instituição, fortalecendo a sociedade cearense: “Nós vamos reforçar ainda mais o combate à criminalidade, o combate à corrupção, garantir a acessibilidade do cidadão cearense, a defesa da infância, defesa da saúde, da educação”, afirmou.
Trazendo muita bagagem e conhecimento, a promotora recém-empossada em Marco, Mariana Perdigão, falou à Urbnews sobre o sentimento de retornar ao Ceará após atuação na promotoria pública no Estado do Piauí: “Eu já sou promotora há um ano e oito meses no Piauí e agora estou voltando para casa. E essa nomeação vem em um momento muito oportuno, porque são promotores que precisam de membros que estejam nos locais para atuar de maneira firme em todas as áreas que o Ministério Público atua”, celebrou.
Grecianny Cordeiro, sub-procuradora geral de Justiça de Governança, falou sobre a importância da chegada dos novos promotores ao Ceará, diante das necessidades específicas do estado: “A sociedade precisa de um promotor na comarca para levar suas demandas. Então, é um momento muito especial não só para o Ministério Público, que recebe esse reforço grande na instituição, como também para a sociedade cearense, que conta com a presença do promotor de justiça na comarca, que é um instrumento de cidadania que está sendo levado àquela população”, pontuou.
Os novos membros reforçarão a atuação institucional em 33 comarcas nas regiões Norte, Serra da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Vale do Curu, Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Centro-Sul, Cariri e Sertão dos Inhamuns.
As comarcas foram escolhidas no último dia 16 de junho, respeitando a ordem de convocação publicada no Diário Oficial do MP do Ceará. Os novos promotores atuarão nos municípios de Amontada, Bela Cruz, Capistrano, Cariré, Cedro, Chaval, Coreaú, Farias Brito, Ibiapina, Ipaumirim, Ipueiras, Iracema, Itarema, Jaguaribe, Jaguaretama, Jucás, Marco, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Mulungu, Novo Oriente, Orós, Parambu, Paraipaba, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Umirim e Uruoca.
As comarcas de Marco e Solonópole contarão, cada uma, com dois promotores de Justiça.




