A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou nesta quinta-feira (20) a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) do Brasil. O eVTOL é um misto de carro voador e helicóptero elétrico que surge para ajudar na mobilidade urbana.
A planta será localizada na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, dentro de uma unidade existente da Embraer. O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos (SP) e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve.
Segundo Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, essa decisão está alinhada ao plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade da empresa. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor”, afirma.
Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística de seu eVTOL. Desde então, as empresas têm unido suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL.
Além de desenvolver seu eVTOL, a Eve também está focada em criar um portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.
Com informações da Embraer.