Só quem tem uma amizade verdadeira entende o valor que ela agrega na vida de uma pessoa. E nada mais justo para celebrar do que uma data especial. Dia 20 de julho marca no calendário o Dia da Amizade ou, como é popularmente conhecido, o Dia do Amigo.
Apesar de ser comemorada no dia 20, a ONU passou a recomendar que a comemoração fosse feita por todos os países no dia 30 do mês de julho. No entanto, o Brasil, Uruguai e Argentina mantiveram a data original. O Dia do Amigo foi instituído inicialmente na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
No Brasil, a celebração também é comemorada no dia 18 de abril e pensando nisso, a UrbNews trouxe detalhes sobre a origem do Dia Internacional da Amizade. Confira:
Como surgiu o Dia do Amigo e o que comemorar
A data foi criada oficialmente em 1969, mais especificamente no dia 20 de julho, pelo professor de psicologia e filósofo argentino, Enrique Ernesto Febbraro. O estudioso se inspirou na chegada do homem à lua e costumava pensar que esse feito não foi apenas uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo.
Como tentativa de interação, Enrique enviou 4 mil cartas para diversos países pedindo para instituir o Dia do Amigo. Essa iniciativa deu certo e em 1979 o governo argentino criou oficialmente o “Dia do Amigo”. Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares, como no Uruguai nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil por volta dos anos 1990.