O Dia da Cultura Nordestina, comemorado em 2 de agosto, nos chama para celebrar as tradições e vivências do Nordeste, que se refletem em diversas expressões culturais; especialmente, no Forró. A conexão entre o forró e a cultura nordestina vai além da música e da dança: é um símbolo de identidade e resistência.
O forró carrega consigo a energia e a alegria características do Nordeste brasileiro, sendo um elemento central na preservação e valorização da cultura nordestina. E você sabia que a cidade de Alto Santo, cidade do Baixo Jaguaribe, é reconhecida como a Capital Cearense do Forró?
A lei estadual de nº 18.393, que estabeleceu essa alcunha, foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas no dia 19 de junho, após aprovação na Assembleia Legislativa no dia 7 do mesmo mês. A iniciativa é de autoria do deputado Leonardo Pinheiro, que a apresentou em homenagem à cantora e compositora Rita de Cássia, falecida em janeiro de 2023, aos 50 anos, em decorrência de uma fibrose pulmonar.
“Rita de Cássia, além de ter sido considerada a melhor compositora de forró do Brasil, com mais de 500 composições gravadas por vários cantores e bandas, ela foi minha grande amiga pessoal, conheci de perto a sua trajetória. Sempre tive a honra de homenageá-la em vida, e não seria diferente agora”, afirma o parlamentar.
Segundo ele, a homenagem e a nova alcunha da cidade foram recebidas “com imensa honra e extrema alegria” pelos alto-santenses. “O município será ainda mais lembrado e valorizado como merece. Visto que está no sangue do povo de Alto Santo o amor pelo Forró”, complementa.
O parlamentar acredita ainda que o reconhecimento de Alto Santo como a capital cearense do Forró “incentiva a cultura e impulsiona os festejos que alavancarão sobremaneira a economia da região”. Segundo o texto do projeto de lei submetido à Assembleia, Alto Santo reúne inúmeros amantes do forró, a nível municipal, estadual e nacional.
Eterna Rita de Cássia
Com mais de 500 composições, não é à toa que Rita de Cássia recebeu do meio forrozeiro o título de “Melhor Compositora de Forró do Brasil”. Tendo músicas gravadas por vários cantores e bandas, como Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Eliane, Frank Aguiar, Amelinha, Marinês, e tantos outros.
A penúltima dos doze filhos de uma professora com um agricultor e sanfoneiro, Rita começou a compor desde pequena, mas guardava suas criações para si. Quando concluiu o 2° grau, seu irmão Redondo a convidou para ser cantora da Banda Som do Norte. Mesmo sem aprovação dos pais, foi atrás do sonho de ser uma grande cantora e compositora, fazendo com que eles mudassem de ideia com o tempo.
Os primeiros grandes sucessos de Rita de Cássia foram “Brilho da Lua”, gravada por Eliane em 1992, sendo a música mais executada em Fortaleza naquele ano; e “Sonho Real”, gravada pela banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar no Ceará e em outros estados brasileiros.
Em 1993, surge a canção que marcou o início da era do forró eletrônico e o estrelato de Rita de Cássia como compositora: Mastruz com Leite gravava “Meu Vaqueiro, Meu Peão”. Com a canção, ela ganhou o prêmio “Destaque de Melhor Compositora do Ceará” em 1993 e “Destaque da Região Vale do Jaguaribe” como melhor compositora em 1994.
Alguns hits posteriores incluem: “No voo da asa branca”, em que retratava a saudade dos nordestinos que deixavam sua terra natal e partiam para as grandes cidades; “Tatuagem”, que marcou o retorno de Mastruz com Leite ao topo das paradas; e “Jeito de Amar (Porres por Você)”, gravada pela banda Aviões do Forró em 2002.
Rainha do Piseiro
Qual a chance de que duas das maiores expoentes de um gênero musical tenham surgido em um mesmo município de pouco mais de 20 mil habitantes? Além de ser o berço da “maior compositora de forró do Brasil”, Alto Santo também deu origem à “rainha do piseiro”: Mari Fernandez.
Aos 22 anos, a cantora cearense viu sua carreira mudar da noite para o dia quando viralizou no Tik Tok com a música “Não, não vou”. Atualmente, ela é um dos principais nomes do forró nacional, colecionando hits no topo das maiores plataformas de streaming de áudio, colaborações com diversos artistas e shows em arenas lotadas.
Mari acaba de lançar seu segundo DVD, gravado em São Paulo com participações de Wesley Safadão, Luisa Sonza e Maiara & Maraisa. Neste segundo semestre, a carreira da alto-santense irá alcançar novos patamares com uma série de shows na Europa. De 30 de outubro a 5 de novembro a cantora irá passar por cidades da Irlanda, Portugal, Suíça, Bélgica e Inglaterra.