MENU

Dia da Cultura Nordestina: Você sabia que Alto Santo é a Capital Cearense do Forró?

Nova lei concede a alcunha ao município como homenagem póstuma a Rita de Cássia, uma das mais conhecidas compositoras de forró do Brasil.
Imagem aérea de Alto Santo, município com pouco mais de 20 mil habitantes na microrregião do Baixo Jaguaribe que deu origem a duas grandes potências do forró. (Imagem: Reprodução/YouTube @GovernodoCearaoficial)

O Dia da Cultura Nordestina, comemorado em 2 de agosto, nos chama para celebrar as tradições e vivências do Nordeste, que se refletem em diversas expressões culturais; especialmente, no Forró. A conexão entre o forró e a cultura nordestina vai além da música e da dança: é um símbolo de identidade e resistência.

O forró carrega consigo a energia e a alegria características do Nordeste brasileiro, sendo um elemento central na preservação e valorização da cultura nordestina. E você sabia que a cidade de Alto Santo, cidade do Baixo Jaguaribe, é reconhecida como a Capital Cearense do Forró?

A lei estadual de nº 18.393, que estabeleceu essa alcunha, foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas no dia 19 de junho, após aprovação na Assembleia Legislativa no dia 7 do mesmo mês. A iniciativa é de autoria do deputado Leonardo Pinheiro, que a apresentou em homenagem à cantora e compositora Rita de Cássia, falecida em janeiro de 2023, aos 50 anos, em decorrência de uma fibrose pulmonar.

“Rita de Cássia, além de ter sido considerada a melhor compositora de forró do Brasil, com mais de 500 composições gravadas por vários cantores e bandas, ela foi minha grande amiga pessoal, conheci de perto a sua trajetória. Sempre tive a honra de homenageá-la em vida, e não seria diferente agora”, afirma o parlamentar.

Segundo ele, a homenagem e a nova alcunha da cidade foram recebidas “com imensa honra e extrema alegria” pelos alto-santenses. “O município será ainda mais lembrado e valorizado como merece. Visto que está no sangue do povo de Alto Santo o amor pelo Forró”, complementa.

O parlamentar acredita ainda que o reconhecimento de Alto Santo como a capital cearense do Forró “incentiva a cultura e impulsiona os festejos que alavancarão sobremaneira a economia da região”. Segundo o texto do projeto de lei submetido à Assembleia, Alto Santo reúne inúmeros amantes do forró, a nível municipal, estadual e nacional.

Além de compositora, Rita de Cássia teve uma longa carreira como cantora de forró, especialmente na banda Som do Norte. Aqui, ela aparece em seu DVD De Corpo&Alma – 100% Autoral, último álbum de trabalho, lançado em 2019. (Imagem: Reprodução/YouTube @ritadecassiacantora)

Eterna Rita de Cássia

Com mais de 500 composições, não é à toa que Rita de Cássia recebeu do meio forrozeiro o título de “Melhor Compositora de Forró do Brasil”. Tendo músicas gravadas por vários cantores e bandas, como Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Eliane, Frank Aguiar, Amelinha, Marinês, e tantos outros.

A penúltima dos doze filhos de uma professora com um agricultor e sanfoneiro, Rita começou a compor desde pequena, mas guardava suas criações para si. Quando concluiu o 2° grau, seu irmão Redondo a convidou para ser cantora da Banda Som do Norte. Mesmo sem aprovação dos pais, foi atrás do sonho de ser uma grande cantora e compositora, fazendo com que eles mudassem de ideia com o tempo.

Os primeiros grandes sucessos de Rita de Cássia foram “Brilho da Lua”, gravada por Eliane em 1992, sendo a música mais executada em Fortaleza naquele ano; e “Sonho Real”, gravada pela banda Mastruz com Leite, que já começava a despontar no Ceará e em outros estados brasileiros.

Em 1993, surge a canção que marcou o início da era do forró eletrônico e o estrelato de Rita de Cássia como compositora: Mastruz com Leite gravava “Meu Vaqueiro, Meu Peão”. Com a canção, ela ganhou o prêmio “Destaque de Melhor Compositora do Ceará” em 1993 e “Destaque da Região Vale do Jaguaribe” como melhor compositora em 1994.

Alguns hits posteriores incluem: “No voo da asa branca”, em que retratava a saudade dos nordestinos que deixavam sua terra natal e partiam para as grandes cidades; “Tatuagem”, que marcou o retorno de Mastruz com Leite ao topo das paradas; e “Jeito de Amar (Porres por Você)”, gravada pela banda Aviões do Forró em 2002.

Rainha do Piseiro

Qual a chance de que duas das maiores expoentes de um gênero musical tenham surgido em um mesmo município de pouco mais de 20 mil habitantes? Além de ser o berço da “maior compositora de forró do Brasil”, Alto Santo também deu origem à “rainha do piseiro”: Mari Fernandez.

Aos 22 anos, a cantora cearense viu sua carreira mudar da noite para o dia quando viralizou no Tik Tok com a música “Não, não vou”. Atualmente, ela é um dos principais nomes do forró nacional, colecionando hits no topo das maiores plataformas de streaming de áudio, colaborações com diversos artistas e shows em arenas lotadas.

Mari acaba de lançar seu segundo DVD, gravado em São Paulo com participações de Wesley Safadão, Luisa Sonza e Maiara & Maraisa. Neste segundo semestre, a carreira da alto-santense irá alcançar novos patamares com uma série de shows na Europa. De 30 de outubro a 5 de novembro a cantora irá passar por cidades da Irlanda, Portugal, Suíça, Bélgica e Inglaterra.

A carreira da alto-santense Mari Fernandez decolou graças a uma música que viralizou no Tik Tok. (Foto: Reprodução/Instagram @marifernandez)
53
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (38)
Whindersson Nunes se apresenta em Fortaleza neste sábado, confira quem são os convidados
Fotos (1)
Rock In Rio 2024: ingressos para o festival de música chegam a R$ 795 por dia
foto site (37)
Com tendência rooftop, Terrazo Bar abre as portas no Eusébio (CE) nesta sexta-feira (24)
tony-ramos-deixa-cti-apos-cirurgia-de-emergencia44_00521554_0_202405191427
Tony Ramos recebe alta de hospital após passar por duas cirurgias, diz boletim médico
logo-urbnews-redondo