MENU

Serra da Ibiapaba e Cariri despontam com regionalização do turismo no Ceará

O Bondinho de Ubajara recebeu mais de 100 mil pessoas em um ano, e a Colina do Horto, onde fica a estátua do Padre Cícero, é o ponto turístico mais buscado no triângulo do Crajubar.
Reinaugurado em 22 fevereiro de 2022, pelo Governo do Ceará, o histórico Bondinho agora integra uma estrutura moderna de teleférico formada por duas cabines, cada uma com capacidade para transportar até sete visitantes e um cabineiro. (Foto: Tatiana Fortes/Gov do Ceará)

O novo Bondinho de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, recebeu mais de 100 mil pessoas em um ano de funcionamento. É o que aponta a titular da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Yrwana Albuquerque, durante reunião dos secretários de Estado no Palácio da Abolição no último sábado (29).

Na ocasião, a secretária também falou da prioridade da pasta em valorizar os potenciais de cada região em um processo de interiorização, para fortalecer a vocação natural que o Ceará tem para o turismo, área que tem impulsionado a geração de emprego e renda no estado.

“Um dos pedidos do governador Elmano é a interiorização. Muitas vezes, a gente fala do Ceará e destacamos o turismo de sol e mar. O Ceará não oferta só isso. Então, interiorizando o turismo, geramos emprego e renda em todo o estado. Dos 184 municípios, já temos 64 municípios cadastrados com potencialidades atuais do turismo”, detalha.

Essa estratégia traz benefícios para o visitante, com mais rotas e possibilidades, por exemplo, e também para a comunidade local. Yrwana Albuquerque cita ainda uma pesquisa recente do Caged que indica o turismo como destaque na geração de emprego e renda no Ceará.

“A cada dez vagas ofertadas em junho, uma é da atividade turística no estado. A atividade turística é muito ampla, não é só hospedagem. Tem os eventos, o entretenimento, a hospedagem, a alimentação, a logística. Tudo isso tem um poder muito alto”, reforça a secretária.

A religiosidade atrai bastante turismo para Juazeiro do Norte, especialmente para a estátua de Padre Cícero, para as Igrejas e para a Basílica. (Foto: Nívia Uchoa/Gov do Ceará)

Pesquisa Crajubar

O Geossítio Colina do Horto, onde fica localizada a estátua do Padre Cícero, é o ponto turístico mais buscado no triângulo do Crajubar — que reúne as três principais cidades do Cariri cearense: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. De acordo com pesquisa da Setur, cerca de 75% dos turistas que estiveram na região visitaram o local.

Levantamento da pasta estadual foi realizado durante a Expocrato e a romaria em memória dos 89 anos de falecimento do “Padim Ciço do Juazeiro”, que encerrou no último dia 20 de julho. A pesquisa estimou, ainda, o gasto médio total do turista durante o tempo de permanência na região. Em cinco dias, o visitante gastou aproximadamente R$ 1.579,05.

Mais da metade dos turistas que participaram da pesquisa responderam que estavam a passeio (66,4%) na região. Já a religiosidade atraiu cerca de 38,7% dos viajantes. Visita a parentes (14,9%), a Expocrato (9,2%) e a negócios (6,6%) também motivaram a viagem.

O turismo interno predominou. Cerca de 32,9% dos entrevistados eram cearenses que estavam aproveitando os destinos. Em seguida, os estados da região Nordeste aparecem como principais emissores. Pernambuco (21,7%), Alagoas (19,3%) e Rio Grande do Norte (7,3%) compõem o ranking. Da região Sudeste, São Paulo (6,5%) é o grande destaque.

No município do Crato, o Mercado público (21,4%) foi o local mais visitado, seguido pelo Centro Cultural (14,1%) da cidade e o Geopark Araripe (12,4%). Já em Barbalha, as Igrejas (20,4%) foram bastante buscadas, além da Serra do Araripe (14,7%), o Parque da Cidade (11,8%) e os Museus (10,9%).

Em Juazeiro do Norte, as Igrejas (74,4%), a Basílica (68,8%), a Feira da cidade (66,1%) e o Museu Vivo de Padre Cícero (60,3%) também tiveram uma boa procura.

54
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

C7740T01 (1)
Entenda a devoção de Corpus Christi e saiba a programação do feriado em Fortaleza
IMG_3575
Sarto empossa 219 guardas municipais e anuncia reforço de armas de fogo para o efetivo
Alexandre de Moraes
Julgamento de fraude à cota de gênero em Granjeiro (CE) marca despedida de Alexandre de Moraes do TSE
foto site (45)
Empresárias miram o bem-estar íntimo feminino com lançamento de loja on-line em Fortaleza
logo-urbnews-redondo