MENU

Transporte para romarias em pau de arara é declarado manifestação da cultura nacional

Veículos são considerados uma parte importante da devoção religiosa dos romeiros a caminho de basílicas em cidades como Juazeiro do Norte (CE) e Bom Jesus da Lapa (BA).
O reconhecimento do pau de arara como manifestação da cultura nacional cumpre também o papel de instruir o Poder Público. (Fotos: Rozelia Costa/Basílica Santuário Mãe das Dores)

A tradição do uso, em romarias religiosas, dos caminhões conhecidos como “pau de arara” foi declarada como manifestação da cultura nacional brasileira. A Lei que estabelece isso foi sancionada nesta terça-feira (1º), pelo presidente Lula, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2).

Segundo o texto do projeto de lei, os romeiros fazem desses meios de transporte uma parte importante da manifestação de sua devoção religiosa. Eles aplicam enfeites e adereços no veículo e usam o percurso para cânticos e orações, num clima de preparação para as atividades nas basílicas.

“Fazemos questão de enfeitar para a viagem o transporte que utilizamos, pois fazemos dele uma extensão dos santuários que visitamos em Juazeiro. A importância desse reconhecimento em forma de lei é servir para lembrarmos da necessidade constante de valorização do povo simples”, afirmou o padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte (CE).

Segundo o deputado José Guimarães (PT-CE), autor do projeto de lei, a cultura do transporte em pau de arara é muito forte. “É o símbolo dos romeiros e romeiras”, afirmou o parlamentar. As romarias a Juazeiro do Norte (CE) e a Bom Jesus da Lapa (BA) costumam movimentar mais de 4,3 milhões de pessoas por ano.

De acordo com o relatório da Comissão de Cultura da Câmara, o termo “Pau de arara” é usado para denominar o tipo de transporte de passageiros realizado na carroceria adaptada de um caminhão, em que se colocam tábuas para servir de assento, e se instala uma cobertura de lona encerada para a proteção dos viajantes.

O reconhecimento do pau de arara como manifestação da cultura nacional cumpre também o papel de instruir o Poder Público, em especial os órgãos de trânsito, para estabelecer medidas simples para aumentar a segurança nesse meio de transporte de maneira mais efetiva, preservando o direito do romeiro.

O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Renato Willamis, enfatiza que o pau de arara não é usado somente para eventos religiosos, “mas também era utilizado para transportar milhares de nordestinos para o sul e sudeste do Brasil, ajudando, assim, na construção desse país”, afirma.

69
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (42)
Festejo Ceará Junino é lançado neste sábado (1º) no Cariri; confira a programação
foto site (43)
Mariah Carey se apresenta em São Paulo dois dias antes do Rock in Rio
marinaruybarbosa-globo
Marina Ruy Barbosa deixa a Globo após 20 anos e não tem contrato renovado
foto site - 1
Hamburguerias fazem promoções para o dia do hambúrguer nesta terça-feira (28)
logo-urbnews-redondo