MENU

Plataforma apresenta espécies em perigo de extinção no País; Ceará possui ao menos dez

Dado é do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade, ou Salve, plataforma lançada pelo ICMBio nesta semana.
O pássaro Soldadinho-do-Araripe, endêmico da Chapada do Araripe, integra a plataforma que mostra riscos de extinção de espécies. (Foto: Ciro Albano)

Nesta semana, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou uma plataforma na internet que apresenta a situação de quase 15 mil espécies de animais no Brasil: o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade, conhecido como Salve.

Um dos objetivos da ferramenta é avaliar as populações de animais em risco nos mais diversos biomas brasileiros e conhecer as possíveis ameaças: queimadas, desmatamentos, destruição de habitat, caças e matanças deliberadas.

Segundo a plataforma, o Ceará possui dez espécies endêmicas — ou seja, exclusivas do seu ecossistema — que estão classificadas como Criticamente em Perigo (CR) ou Em Perigo (EN) na plataforma. Todas pertencem ao bioma Caatinga, que predomina no Estado.

Dentre elas está o famoso pássaro soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), que ocorre apenas na Chapada do Araripe, região do Cariri. Segundo a ficha de análise de risco da espécie, o uso indiscriminado das fontes de água e as consequentes modificações decorrentes desta atividade são a ameaça mais importante à sobrevivência do passáro.

Ainda segundo o ICMBio, a área de potencial ocorrência histórica do soldadinho já perdeu 77% de sua vegetação original e continua sofrendo degradação ambiental e diminuição na quantidade e qualidade dos recursos hídricos. O número de indivíduos maduros caiu 13% em dois anos, projetando-se uma perda populacional de 86% em três gerações.

Outra espécie cearense em risco é o sapinho maranguapense, ou rãnzinha-pulga (Adelophryne maranguapensis), encontrada somente no Pico da Rajada, na Serra de Maranguape. A espécie é abundante, mas sofre forte pressão da expansão urbana, com a construção de casas de veraneio e de plantações de bananas que atingem as porções mais altas da Serra.

Já o cururu-do-cascon (Rhinella casconi) é uma espécie exclusiva do maciço de Baturité, em
uma área restrita de 4 km² de floresta úmida, que tem a perda de hábitat como sua principal ameaça. Ele também sofre com perda e degradação de hábitat devido à expansão urbana, com a construção de casas de veraneio e de plantações de café e banana.

Outra espécie Criticamente em Perigo é o sapo-de-chifre-do-araripe (Proceratophrys ararype), endêmico à encosta da Chapada do Araripe. A espécie sofre principalmente com as atividades agrícolas, desmatamento da vegetação marginal e desvio de córregos e riachos para a agricultura e recreação. A expansão urbana e queimadas frequentes também representam ameaças à espécie e um declínio na qualidade do seu hábitat.

O sapinho maranguapense, ou rãnzinha-pulga, é uma espécie endêmica do Ceará que sofre forte ameaça da expansão urbana. (Foto: Daniel Cassiano Lima/Uece)

Plataforma Salve

Para o coordenador da Coordenação de Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna (Cofau) e analista ambiental do ICMBio, Rodrigo Jorge, a iniciativa vai contribuir para a conservação das espécies ameaçadas. “Precisamos avançar na realização de análises para estimar a tendência da biodiversidade no Brasil”, afirma.

Dentro das quase 15 mil espécies avaliadas, já estão publicadas e disponíveis as fichas completas de 5.513 espécies. Segundo o ICMBio, a expectativa é que, até o final deste ano, sejam concluídos os trabalhos para a publicação de nova atualização da lista de espécies ameaçadas da fauna brasileira e disponibilização das fichas das espécies.

“O Brasil é reconhecido mundialmente por abrigar a maior biodiversidade do planeta, e a partir da atualização e disponibilização desses dados será possível reforçar a implementação de ações que promovam a conservação da nossa fauna”, diz Rodrigo.

O ICMBio exemplifica que as informações disponíveis na plataforma podem ser utilizadas para processos de licenciamento ambiental. Acentua que “análises realizadas a partir dos registros de ocorrência de espécies disponibilizados no Salve permitirão verificar áreas de concentração de espécies ameaçadas”.

Segundo o instituto, o desenvolvimento da plataforma teve início em 2016 com profissionais do instituto. Esse processo envolveu 13 centros nacionais de pesquisa e conservação (CNPC) do órgão e mais de 1,5 mil profissionais.

Qualquer pessoa pode fazer pesquisa na plataforma, pelo nome popular ou científico do animal. Conheça a plataforma aqui.

Espécies endêmicas do Ceará Criticamente em Perigo (CR)

Peixe-anual (Anablepsoides cearensis)
Escorpião (Hadrurochactas brejo)
Cururu-do-cascon (Rhinella casconi)
Sapo-de-chifre-do-araripe (Proceratophrys ararype)
Rãnzinha-pulga (Adelophryne maranguapensis)
Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)
Escorpião-chicote-de-cauda-curta (Rowlandius ubajara)

Espécies endêmicas do Ceará Em Perigo (EN)

Arapaçu-de-lafresnaye (Xiphorhynchus guttatoides gracilirostris)
Saripoca-de-gould (Selenidera gouldii baturitensis)
Cascudinho (Parotocinclus spilurus)

189
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Notícias relacionadas:

IMG_4847
Brasil
Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula
IMG_4843
Brasil
Ministro Fux interrompe julgamento de mulher que pichou 'perdeu, mané'
SUS passa a oferecer remédio mais caro do mundo que custa em torno de R$ 7 milhões
Brasil
SUS passa a oferecer remédio mais caro do mundo que custa em torno de R$ 7 milhões
‘Buraco no céu’ chama atenção de moradores de cidade no litoral de São Paulo
Brasil
‘Buraco no céu’ chama atenção de moradores de cidade no litoral de São Paulo
logo-urbnews-redondo