Os ministérios da Educação e da Defesa assinaram acordo de cooperação técnica para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, no Ceará.
O termo, que foi assinado nesta sexta-feira (04), pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, visa alavancar o desenvolvimento de soluções de interesse mútuo na área de ensino superior, científico e tecnológico, permitindo avaliar conjuntamente a implantação da unidade do ITA no Ceará.
O motivo para se trazer o Instituto ao Estado é o alto número de aprovação que a capital cearense apresenta no vestibular do instituto, com cerca de 40% dos aprovados sendo de escolas do Ceará. Equipamento deve ser implantando na antiga Base Aérea de Fortaleza.
O ministro da Educação, Camilo Santana, pontuou que apesar do acordo dar início, à fase de estudos para implementação, a expectativa é alta . “O ITA é um sonho, é o que há de melhor em nível de ensino nesse país, com modelo de ensino de nível internacional. Então, para o nordeste brasileiro, será um braço importante. Estamos confiantes de que esses estudos vão apontar para a implementação desse projeto”, pontuou.