O Procon Fortaleza divulgou uma pesquisa com 63 opções de presentes e serviços para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (13). Churrasqueiras elétricas, sanduicheiras, barbeadores, máquinas de cortar cabelo, celulares, perfumes, ventiladores e aparelhos de TV são alguns dos itens pesquisados.
A diferença chega a 278% no preço da sanduicheira elétrica: o produto da mesma marca pode ser encontrado de R$ 49,99 a R$ 189,00 em duas lojas diferentes no Centro. Nos serviços de barbearias, o Procon encontrou variação de preços de até 700%, como é o caso do design de sobrancelhas, que pode ir de R$ 5 (Jardim Guanabara) a R$ 40 (Aldeota).
A orientação do Procon é pesquisar e comparar preços com o mercado virtual, que pode ser mais atrativo com preços mais baixos. No entanto, é preciso ficar atento a sites que ofereçam descontos e preços muito aquém dos praticados pelo comércio.
Os preços foram coletados entre 24 de julho e 7 de agosto. Nas lojas físicas, o levantamento foi feito em nove lojas de eletros no Centro, bem como nove barbearias em diversos bairros de Fortaleza. Já no segmento de compras virtuais, o Procon coletou preços em oito lojas mais buscadas para compras on-line de eletroeletrônicos e, ainda, cinco lojas virtuais de venda de perfumes.
Confira aqui a pesquisa completa de preços de presentes e serviços para o Dia dos Pais do Procon Fortaleza.
Atenção aos direitos do consumidor
Eneylândia Rabelo, presidente do Procon Fortaleza, orienta que o consumidor teste eletroeletrônicos na loja e peça, por escrito, a política de troca do estabelecimento. “É bom lembrar que o vendedor não é obrigado a trocar o presente por motivos de cor, tamanho ou modelo, mas se assim prometer terá que cumprir”, destacou ela.
A presidente explica ainda que somente em compras pela internet, catálogo ou telefone, existe o direito de arrependimento, que é a possibilidade de devolver o item sem nenhum motivo, mesmo que não possua algum defeito ou vício. “O prazo de troca para compras pela internet é de sete dias, contados da data do recebimento do produto ou contratação do serviço”, disse Eneylândia.
Já em um produto com defeito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura o direito de conserto do equipamento em até 30 dias. Após esse prazo, o consumidor tem direito a três opções à sua escolha: um novo produto (caso não tenha sido consertado), a devolução do valor pago ou, ainda, o abatimento na compra de outro item.