Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o fornecimento de energia no país, a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30 desta terça-feira (15) ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, em todas as regiões do país. Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.
Confira a nota de esclarecimento atualizada pelo órgão às 11h50min:
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Às 10h45 estão recompostos 30% da carga da região Norte e 73% da região Nordeste. Recomposição do Sul e Sudeste concluídas”.
O que diz o Ministério de Minas e Energia
Veja íntegra da nota divulgada pelo ministério:
“O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste.
Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente”.