MENU

Fortaleza é a única capital do Nordeste selecionada para programa ambiental internacional

Capital cearense apresentará o projeto Conector Verde Urbano, desenvolvido pela Seuma, no Cities Forward, iniciativa dos EUA para criar futuros sustentáveis.
O projeto a ser apresentado pela capital cearense será o Conector Verde Urbano, que consiste em um sistema multifuncional de áreas verdes que abrangerá bairros vulneráveis da cidade. (Foto: Divulgação/ PMF)

Fortaleza é a única capital nordestina selecionada para participar do programa Cities Forward, lançado pelos Estados Unidos, em parceria com a iniciativa Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas. No total, o programa selecionou 24 capitais mundiais, sendo Fortaleza e Manaus (AM) as cidades brasileiras eleitas entre 129 inscritas.

O programa Cities Forward tem o objetivo de auxiliar municípios da América Latina e Caribe (LAC) e EUA em seus projetos ecológicos, econômicos e sociais, visando um desenvolvimento sustentável e estimulando a troca entre cidades pares.

Nos próximos dois anos, as capitais selecionadas participarão de encontros, onde serão realizadas consultorias de projetos e design conjunto. Após este período, as cidades da LAC terão planos de ação de projetos financiáveis e de alto impacto com base em percepções compartilhadas adquiridas ao longo de suas colaborações com as cidades dos EUA, consultores regionais e a equipe do projeto.

Durante o processo, Fortaleza terá o Havaí como parceiro. O projeto a ser apresentado pela capital cearense será o Conector Verde Urbano, que tem a coordenação da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e consiste em um sistema multifuncional de áreas verdes que abrangerá bairros vulneráveis da cidade.

“O projeto está em desenvolvimento e visa ao aumento da cobertura arbórea, criando uma conexão entre os diversos hubs de áreas verdes existentes, prevendo, ainda, agricultura urbana, restauração de matas ciliares, recuperação de nascentes e jardins de chuva, entre outras soluções baseadas na natureza. Nossa ideia é mitigar os efeitos das ilhas de calor e alagamentos, problemáticas decorrentes de eventos climáticos extremos”, ressalta Luciana Lobo, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.

O programa Cities Forward foi uma das promessas feitas pelo presidente dos EUA, Joe Biden, durante a 9.ª Cúpula das Américas, em junho de 2022. Durante o anúncio dos selecionados, o Departamento de Estado do país norte-americano informou que espera trabalhar de perto com as cidades selecionadas. “Apoiaremos todos os municípios apaixonados por construir um futuro mais sustentável”, ressaltou o presidente americano.

Destaque internacional

A política urbana e ambiental de Fortaleza tem sido destaque internacional nos últimos anos. Em outubro de 2022, a Prefeitura venceu o prêmio internacional AIPH World Green City Awards 2022, em evento realizado na província de Jeju (Coreia do Sul), com o projeto Microparques Urbanos.

Em novembro do mesmo ano, o município de Fortaleza recebeu o conceito A em nível de liderança climática, em levantamento realizado pelo Sistema Unificado CDP-Iclei Track, principal mecanismo de responsabilidade pelo progresso de ações climáticas do mundo. Este ano, o destaque foi o Parque Rachel de Queiroz, que venceu o prêmio Plataforma Archdaily nas categorias Melhor Projeto de Urbanismo” e Obra do Ano.

Cidades selecionadas para o Cities Foward

Ambato (Equador) + Filadélfia (Pensilvânia)
Cali (Colômbia) + Baltimore (Maryland)
Cartagena, Colômbia + Denver, Colorado
Fortaleza (Brasil) + Condado do Havaí (Havaí)
Freeport (Bahamas) + Coral Springs (Flórida)
Cidade da Guatemala (Guatemala) + Dallas (Texas)
Hermosillo (México) + Dubuque (Iowa)
Manaus (Brasil) + Stockton (Califórnia)
Mérida (México) + Austin (Texas)
Montego Bay (Jamaica) + Hoboken (Nova Jersey)
Renca (Chile) + Evanston (Illinois)
Rosário (Argentina) + Chattanooga (Tennessee)

Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

46
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

C7740T01 (1)
Entenda a devoção de Corpus Christi e saiba a programação do feriado em Fortaleza
IMG_3575
Sarto empossa 219 guardas municipais e anuncia reforço de armas de fogo para o efetivo
Alexandre de Moraes
Julgamento de fraude à cota de gênero em Granjeiro (CE) marca despedida de Alexandre de Moraes do TSE
image (23)
Confira o que abre e o que fecha no feriado desta quinta-feira (30) em Fortaleza
logo-urbnews-redondo