MENU

Fortaleza tem o menor desmatamento ilegal de todo o Brasil, segundo ranking

O levantamento mostra que a capital cearense obteve nota 100 entre os critérios positivos avaliados para o índice de desmatamento ilegal
O levantamento mostra que a capital cearense obteve nota 100 entre os critérios positivos avaliados para o índice de desmatamento ilegal. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza.

Conforme aponta o ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, Fortaleza é a capital do Brasil que detém o menor índice de desmatamento ilegal. O estudo, realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall, analisou 410 cidades brasileiras.

O levantamento mostra que a capital cearense obteve nota 100 entre os critérios positivos avaliados para o índice de desmatamento ilegal, subindo 326 posições na comparação com a última pesquisa realizada e chegando ao topo da lista que elenca as capitais brasileiras com o menor índice de supressão vegetal ilegal.

A secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, afirma que o resultado é reflexo do trabalho de garantir que a dinamização da cidade ocorra de forma sustentável. 

“Para isso, acompanhamos de perto os impactos ao meio ambiente, garantindo melhores formas de mitigá-los. Essa política se reflete também no índice de cobertura de floresta natural, no qual subimos 16 posições no ranking da pesquisa, consolidando a nossa estratégia de recuperação florestal e arborização urbana”, explica.

De 2021 até julho de 2023, foram plantadas na Capital mais de 164 mil árvores, por meio de ações e projetos do Plano de Arborização Municipal. 

“A tendência é melhorarmos este índice, destacando nesse contexto que Fortaleza terá ainda planos de manejo para todas as Unidades de Conservação e Parques Urbanos, o que facilitará a preservação, a gestão e os cuidados com os espaços verdes”, acrescenta a titular do Meio Ambiente.

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023 avaliou 410 cidades brasileiras — municípios com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022.

Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

58
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

C7740T01 (1)
Entenda a devoção de Corpus Christi e saiba a programação do feriado em Fortaleza
IMG_3575
Sarto empossa 219 guardas municipais e anuncia reforço de armas de fogo para o efetivo
Alexandre de Moraes
Julgamento de fraude à cota de gênero em Granjeiro (CE) marca despedida de Alexandre de Moraes do TSE
image (23)
Confira o que abre e o que fecha no feriado desta quinta-feira (30) em Fortaleza
logo-urbnews-redondo