Conforme aponta o ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, Fortaleza é a capital do Brasil que detém o menor índice de desmatamento ilegal. O estudo, realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall, analisou 410 cidades brasileiras.
O levantamento mostra que a capital cearense obteve nota 100 entre os critérios positivos avaliados para o índice de desmatamento ilegal, subindo 326 posições na comparação com a última pesquisa realizada e chegando ao topo da lista que elenca as capitais brasileiras com o menor índice de supressão vegetal ilegal.
A secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, afirma que o resultado é reflexo do trabalho de garantir que a dinamização da cidade ocorra de forma sustentável.
“Para isso, acompanhamos de perto os impactos ao meio ambiente, garantindo melhores formas de mitigá-los. Essa política se reflete também no índice de cobertura de floresta natural, no qual subimos 16 posições no ranking da pesquisa, consolidando a nossa estratégia de recuperação florestal e arborização urbana”, explica.
De 2021 até julho de 2023, foram plantadas na Capital mais de 164 mil árvores, por meio de ações e projetos do Plano de Arborização Municipal.
“A tendência é melhorarmos este índice, destacando nesse contexto que Fortaleza terá ainda planos de manejo para todas as Unidades de Conservação e Parques Urbanos, o que facilitará a preservação, a gestão e os cuidados com os espaços verdes”, acrescenta a titular do Meio Ambiente.
Sobre o ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023 avaliou 410 cidades brasileiras — municípios com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022.
Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.