Final de semana chegando e com ele vem programações especiais para o público curtir em Fortaleza. Preparamos um roteiro com opções que vão de homenagens, a shows ao vivo e festivais, além de musicais que garantem diversão para toda a família.
Abaixo, segue lista com as principações atrações:
Homenagem:
A instituição da rede pública de equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult – CE), homenageia o professor, jornalista e pesquisador cultural Gilmar de Carvalho (1949 – 2021).
O Porto Iracema das Artes irá conceder essa homenagem, que abre nesta sexta-feira, dia 25, e segue até o dia 06 de outubro de forma gratuita. A exposição, no qual recebeu o nome de “Gilmar Presente” , tem a produção João Pedro do Juazeiro, que reúne xilogravuras, livros e esculturas como forma de celebrar a contribuição cultural deixada pelo homenageado.
Serviço:
Quando: 25 de agosto a 6 de outubro, de segunda a sexta-feira;
Horário: Das 8h30min às 17h30min;
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema);
Valor: gratuito.
Estação das Artes:
O Luxo da Aldeia, um dos blocos de Carnaval mais populares em Fortaleza, se apresenta neste sábado, 26, no Complexo Cultural Estação das Artes. O evento será gratuito e terá início às 19h30min e continuará até as 22 horas com os grandes sucessos carnavalescos.
Serviço:
Banda: Luxo da Aldeia;
Quando: sábado, 26, às 19h30min;
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Ingressos: Gratuito
Zezé di Camargo e Luciano:
Os irmãos se apresentam neste sábado, 26, com o show da turnê “É o Amor – 30 anos” em Fortaleza. O evento comemora o sucesso do disco de estreia de Zezé Di Camargo e Luciano na década de 1990.
A playlist da nova turnê está recheada de sucessos da dupla, no qual os hits que fazem parte são : saudade bandida, fera mansa, sonho de amor, dou a vida por um beijo, vivendo por viver, você vai ver, toma juízo/ preciso ser amado, pra mudar minha vida, tarde demais, tão linda e tão louca/ faz mais uma vez comigo e muito mais.
Serviço:
Data: 26 de agosto
Horário: A partir das 20h
Setores: Camarote e Frontstage
Venda online: site oficial de vendas.
Local: Auê – Av. Washington Soares, 3171 – Coaçu, Fortaleza
Merendá:
O festival “Merendá: Comida de Rua no Mercado” celebra a gastronomia cearense com a representação de vendedores de dez bairros de Fortaleza. No cardápio, há diferentes opções como tapioca, pratinho, espetinho, cuscuz e muito mais.
Além de uma vasta culinária, terá também uma programação musical para compor o festival. Com a proposta de reler clássicos do samba e pagode, o grupo Roda de Bamba, formado por seis amigos unidos pela paixão à música, sobe ao palco do Mercado para alegrar evento das 10 às 12 horas.
A partir das 13 horas, Macaúba do Bandolim, conhecido como “Tesouro Vivo da Cultura”, encanta o público com apresentação marcada pelo chorinho, que o acompanha há mais de 50 anos.
Serviço:
Quando: Domingo, 27 de agosto, das 9 às 15 horas
Onde: Mercado AlimentaCE, Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro (dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Museu da Cultura Cearense:
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) encerra neste final de semana a exposição “Amar o Mar é Viver”, projeto do fotógrafo e documentarista Celso Oliveira contemplado no XII Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em cartaz na Varanda do Museu da Cultura Cearense (MCC) desde março deste ano. A mostra gratuita pode ser conferida diariamente, das 9h às 21h até o domingo, 27.
A exposição apresenta 30 fotografias impressas em papel algodão fine art, registros produzidos pelo artista em suas andanças por cidades do litoral brasileiro que enfatizam a sua relação de afetividade com o mar e convidam os visitantes a uma reflexão sobre a urgente necessidade de preservação dos oceanos. Os trabalhos dialogam com textos poéticos escritos pela jornalista Tuty Osório.
Serviço:
Local: Na Varanda do Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema);
Acesso: gratuito;
Mais informações: (85) 3488.8621.
Visita mediada em Libras, ateliê para bebês e oficina com crianças autistas no fim de semana da Pinacoteca do Ceará
A Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), em parceria pelo Instituto Mirante, realiza nos dias 25 a 27 de agosto, uma extensa programação com atividades voltadas para todos os públicos. Além de quatro exposições em exibição, no sábado haverá visita mediada em Libras e, no domingo, quatro atividades infantis movimentam o museu.
Serviço:
Sábado (26.08) – Programa de ações formativas acessíveis (Visita em Libras);
Onde: Mostra “Bonito pra chover”;
Classificação Indicativa: Livre e Para a comunidade surda e pessoas sinalizantes de Libras .
Domingo (27.08) – Ateliê para bebês: Pequena Floresta dos Sentidos;
Horário: 10h às 11h;
Onde: Ateliê;
Classificação Indicativa: bebês de 6 a 24 meses;
Ingressos: somente para quem se inscreveu nos dias 22 a 24.
“Bonitinho pra Chover na Floresta do Chico”
11h às 12h
Onde: Mostra “Bonito pra chover” e exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Classificação Indicativa: crianças de 4 a 6 anos
Oficina Todo dia é dia “D”: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!
Duas edições: 14h às 15h | 16h às 17h
Onde: Ateliê
10 vagas para cada turma
Classificação Indicativa: crianças de 8 a 12 anos
Inscrição via formulário de 22 a 24 de agosto.
Resultado: 25 de agosto
Uma História no Museu – Seres de Chico
15h às 16h
Onde: Exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”
Classificação Indicativa: crianças de 4 a 6 anos
Sobre a Pinacoteca
Horário de funcionamento geral – Quinta a sábado, das 12h às 20h, domingos, de 10h às 18h.
Todas as atividades são gratuitas.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
O musical “O Galinheiro de Bragança“
O musical “O Galinheiro de Bragança”, do grupo Galhofo, terá sua última apresentação no Teatro Dragão do Mar, neste sábado (26), às 17h. A temporada especial, que integrou o programa Cena Infantil da 2ª Cena Ocupa, convocatória de ocupação do Dragão do Mar, marcou cinco anos de apresentações do espetáculo, já assistido por mais de 2.000 pessoas, em creches, escolas, museus e cinco importantes festivais de teatro.
A história, feita para divertir crianças e adultos, é uma fábula que aborda questões sociais ligadas à aceitação das diferenças e o respeito ao próximo e é entrecortada por seis números musicais devidamente coreografados. “Apesar de ser um momento leve, é também um momento de reflexão. A temática levantada pelo espetáculo é atual, urgente e deve ser levada para o máximo de pessoas possível. Queremos levar para quem assiste à mensagem de que ela deve se amar como é e se orgulhar disso”, afirma Christian Oliveira, diretor e dramaturgo do espetáculo.
Serviço:
Data: Sábado, 26;
Horário: 17h;
Local: Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema);
Ingressos: R$ 10,00 (meia) R$ 20,00 (inteira) à venda na bilheteria on-line () e na bilheteria física do Dragão do Mar;
Classificação: Livre;
Duração: 50 minutos;
Acessibilidade: As apresentações contam com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estrutura física adequada para atender pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.