MENU

ZPE Ceará movimenta mais de 78 milhões de toneladas em quase uma década de história

Desde 2013, a free trade zone no Complexo do Pecém tem se consolidado cada vez mais como instrumento para o desenvolvimento econômico e industrial do estado.
A apenas 6 km do Porto do Pecém, a ZPE Ceará tem a possibilidade de enviar e receber, com agilidade e eficácia, mercadorias dos principais destinos do mundo. (Foto: Ascom ZPE)

Prestes a completar 10 anos, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará superou, no último mês de julho, a marca de 78 milhões de toneladas de cargas movimentadas desde o início da sua operação, em agosto de 2013. Nesse tempo, a free trade zone cearense no Complexo do Pecém tem se consolidado cada vez mais como um importante instrumento para o desenvolvimento econômico e industrial do estado.

Ao todo, a ZPE Ceará já movimentou 78.783.866 toneladas, o que representa uma média de quase 8 milhões de toneladas por ano. Não à toa, o estudo Ceará em Comex, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN), aponta que, em 2022, cerca de 50% das exportações do estado correspondem a mercadorias produzidas dentro da ZPE.

“Não há dúvidas de que a pauta exportadora do estado foi profundamente transformada após a operação da ZPE Ceará, que, na condição de política pública, tem cumprido com maestria seu papel de promover o desenvolvimento econômico e industrial da região em que está instalada”, destaca o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves.

“É de nossos gates que saem a maior parte das exportações do Ceará, enviadas para diversas partes do mundo via Porto do Pecém. Nosso objetivo é seguir contribuindo com a geração de emprego e de renda para o povo cearense, tornando a ZPE cada vez mais eficiente”, completa o gestor.

Produtos em destaque

Somente neste ano, de janeiro a julho, 5.689.179 toneladas passaram pelos gates da ZPE Ceará, um crescimento de 13,1% ante o mesmo período de 2022. Desse total, o maior destaque foi o minério de ferro, responsável por 2,63 milhões de toneladas. 

Na sequência, também despontam como destaques as placas de aço produzidas pela siderúrgica, com 1,76 milhão de toneladas; e o carvão mineral (1,20 milhão de toneladas). Juntos, esses produtos foram fundamentais para a marca histórica da ZPE Ceará, onde também estão instaladas as empresas Phoenix do Pecém e a White Martins.

“Movimentar quase 80 milhões de toneladas em 10 anos não representa apenas números. Isso significa desenvolvimento econômico, social e tecnológico para o estado; qualificação de pessoas e empregabilidade; modernização de empresas e estruturas; representa uma política pública que foi adotada e que está dando certo”, destaca a gerente de operações da ZPE Ceará, Karina Bzyl.

Principal destino

Com uma logística totalmente integrada com o Porto do Pecém, que fica localizado a apenas 6 km de distância de sua área, a ZPE Ceará tem a possibilidade de enviar e receber, com agilidade e eficácia, mercadorias dos principais destinos do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Os norte-americanos, inclusive, são os grandes importadores de produtos da ZPE cearense em 2023, já tendo recebido 669,4 mil toneladas.

Com informações do Governo do Estado.

59
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (20)
Desenrola para MEIs começa a valer; entenda o que é e como participar
Fotos (1)
Veja como saber se caiu na malha fina do Imposto de Renda e saiba sair dela
foto site (50)
Mais da metade da geração Z no setor público ocupa cargos sem estabilidade
Fotos
Especialista dá dicas para investir de forma descomplicada e entender o mercado financeiro
logo-urbnews-redondo