A Prefeitura de Fortaleza assinou, na manhã desta terça-feira (29), o contrato para concessão dos espigões da avenida Beira-Mar, com o Consórcio Píer-Beira Mar – formado pelo Grupo Beach Park Entretenimento e Píer Ideal Entretenimento/Grupo Social Clube, vencedor da concorrência pública. O evento realizado no auditório do Paço Municipal, no Centro, contou com a presença do prefeito José Sarto (PDT), Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza Rodrigo Nogueira, dentre outras autoridades.
O projeto do consórcio promete construir 40 operações de lojas, restaurantes, quiosques, espaço de entretenimento infantil, dentre outras atrações, nos espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa, na capital cearense. Espera-se, segundo a prefeitura de Fortaleza, que quando os dois espigões estiverem em funcionamento, sejam gerados 300 empregos diretos cada um, totalizando 600 empregos.
“Eu não tenho a menor dúvida em dizer que será a Beira Mar mais bonita do mundo. Nós teremos equipamentos que serão muito importantes na geração de empregos, no convívio que hoje a Beira Mar de todos representa. Unanimidade nacional, espaço para a família”, declarou o prefeito Sarto em coletiva.
A concessão é válida pelos próximos 16 anos e prevê investimentos em melhorias urbanísticas no valor de R$ 17,2 milhões e pagamento à Prefeitura de Fortaleza no valor de R$ 5,9 milhões.
O CEO do Beach Park Murilo Pascoal, disse que alguns equipamentos serão operados pelas empresas envolvidas no contrato, mas a grande maioria será alugado para terceiros operarem.
“A gente criou um site que é www.pierbeiramar.com.br., quem tiver interesse entra nesse site, vai ter lá um espaço de cadastro, faz o cadastro, colocando seu nome e qual é a área de interesse de operação que tem para a gente fazer a avaliação e depois entrar em contato”, explicou.
A expectativa é que as obras sejam iniciadas no começo de 2024 e que até agosto do mesmo ano seja concluída a primeira fase das obras, e a conclusão no fim do próximo ano.
“Nós dedicamos muito tempo para pensar nesse projeto e usamos toda a experiência que a gente tem no setor de entretenimento, de gastronomia, para conceder um projeto que fosse a altura desse desafio. Porque é um desafio muito grande. A gente está no começo dele e a gente tem certeza que vai se dedicar ao máximo para que a gente entregue um produto de qualidade e de nível para a cidade de Fortaleza”, afirmou o CEO.
O que vai ter em cada pier
No Píer Náutico vai ser criada uma grande exposição para mostrar aos turistas a história do mar do Ceará, misturando tecnologia com realidade. Além disso, terá um carrossel ilustrado com imagens novas e antigas de Fortaleza.
Além de um Drop’n Twist – brinquedo em torre fixa mais cadeiras, que ficará localizado bem próxima à ponta do píer. Uma fonte de água interativa, lojas, quiosques de alimentação e bebidas irão integrar o espaço.
No Píer Ideal o foco será a gastronomia. O espaço irá oferecer lojas, quiosques, corredor gastronômico, espaço de entretenimento infantil; três restaurantes, sendo dois de praia (para 150 e 200 pessoas) e um principal (400 lugares), que proporcionará aos visitantes a sensação de estarem a bordo de um cruzeiro marítimo.
Veja imagens de como ficará espaço:
O secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, disse que a novidade vem para somar no turismo e no fortalecimento de melhores oportunidades econômicas na Capital.
“Com certeza será um espaço que vai dar para a gente de Fortaleza uma oportunidade maravilhosa de lazer e também para os turistas que vêm para cá ter mais uma oportunidade de lazer, na nossa cidade já tem tanta coisa boa e vai ter mais duas opções e isso no futuro vai gerar emprego e renda para quem mais precisa”, declarou.