O programa Crediamigo, do Banco do Nordeste, passa a operar com uma taxa de juros mais baixa a partir desta sexta-feira (1º). O anúncio foi feito durante evento em comemoração aos 25 Anos do Crediamigo e 18 Anos do Agroamigo, na sede do BNB em Fortaleza, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na ocasião, o presidente Lula confirmou que a nova sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a primeira fora de São Paulo, será instalada na capital cearense. “Nós vamos trazer o ITA para investir aqui no Ceará. É um presente que a gente vai dar ao Ceará”, declarou.
“Porque o Ceará quando vai disputar as olimpíadas de matemática é o estado que mais tem gente que ganha medalha de ouro. E quando vai fazer concurso, vestibular para entrar no ITA, 40% dos alunos são aqui do Ceará”, emendou.
Segundo o presidente da República, a medida é uma compensação pela entrega do estado nos resultados educacionais.
“O Ceará vai receber um prêmio de merecimento pela qualidade do estudo que vocês aplicaram aqui”, completou Lula.
Nova taxa do Crediamigo
Segundo Paulo Câmara, presidente do BNB, as operações do Crediamigo contratadas a partir deste 1º de setembro contarão com novas taxas, a partir de 2,16%, quando a média praticada no primeiro semestre era de 3,2%. “Nos últimos 30 dias essa redução já chega a 32%, beneficiando não só os clientes diretos, mas toda a economia da nossa área de atuação”, disse ele.
Em agosto, o BNB já havia reduzido a taxa de juros de 3,2% para 2,53%. Câmara anunciou ainda a aplicação de novos recursos no segundo semestre deste ano: R$1,8 bilhão, referente ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
O presidente do BNB, destacou também a contratação, ainda em 2023, de mais de 150 agentes de crédito e microcrédito para atuação direta no programa Desenrola Brasil, em toda área de atuação do banco. “Reforço que somados a atual estrutura de recuperação de ativos, viabilizará a regularização de mais de 300 mil contratos e vão beneficiar mais de 600 mil clientes do Crediamigo, dentro do programa Desenrola”, afirmou.